Ensino do handebol em aulas de Educação Física a partir da abordagem crítico-superadora nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107873

Palavras-chave:

Handebol, Abordagem crítico-superadora, Educação física

Resumo

A pesquisa desenvolveu o trato com o conhecimento do handebol em aulas de Educação Física referenciado na Pedagogia Histórico-crítica e na Abordagem Crítico-superadora. Utilizamos o materialismo histórico-dialético como base teórico-metodológica e a pesquisa participante como técnica orientadora do processo de intervenção pedagógica. As aulas foram organizadas em um plano de ensino e objetivadas em dez planos de aulas para 30 alunos do quarto ano, em 2024, na cidade de João Pessoa/PB. Como resultado, a sistematização do ensino do handebol escolar colaborou com o desenvolvimento de uma compreensão mais crítica e reflexiva da realidade a partir do ensino do conhecimento científico considerando a categoria da totalidade.  

Biografia do Autor

Jacinto Antonio Pessoa Filho, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2024). 

Melina Silva Alves, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta - Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação (UFBA/2015). Mestre em Educação ( UFS/2010). Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (UFBA/2008). Graduada em Licenciatura em Educação Física (UFPR/2006). Líder do Grupo de pesquisa LEPELPB (DEF/CCS/UFPB). Vice-líder do grupo EFEMARX (UFBA).  

Referências

ALVES, Melina Silva; MARTINS, Josegleise de Oliveira.; RODRIGUES, José Milton de Araújo; SILVA, Nathália Carolina. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Física. In: TAFFAREL, C. N. Z. et al. (Orgs.). [Anais do] Seminário Nacional da Rede LEPEL: 30 Anos do Livro Metodologia do Ensino de Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras. Salvador, BA: Rede LEPEL, 2024. Disponível em: http://www.evento30anosefcs.ufba.br/modulos/gerenciamentodeconteudo/docs/633_ANAIS_COMPLETO_22_02.pdf . Acesso em mai. 2025.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1992.

DANGIÓ, Meire Cristina dos Santos; MARTINS, Lígia Márcia. A Alfabetização sob o enfoque Histórico-Crítico: Contribuições Didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

GAMA, Carolina Nozella. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. 232 f. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

ESCOBAR, Micheli Ortega. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Experiencia na disciplina escolar Educação Física. 199 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

ESCOBAR, Micheli Ortega. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Transcrição: LORENZINI, Ana Rita. Auditório do CESEFE-ESEF-UPE, Recife, p. 160-175, 7 mai. 2001.

LAVOURA, Tiago Nicola.; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira.; MELO Flávio Dantas Albuquerque. Ensino da cultura corporal na abordagem crítico-superadora: natureza e especificidade. In: MARCASSA, L. P.; ALMEIDA JÚNIOR, A. S.; NASCIMENTO, C. P. Ensino da educação física e formação humana. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. P 143-164.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 1. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, Lígia Márcia. Elementos Fundamentais da Prática Pedagógica. Cacavel, 2016. Disponível em: https://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/23062016_ligia_marcia_martins.pdf. Acesso em: 09 out. 2024.

MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/75VNGFj5PH5gy3VsPNp3L6t/ . Acesso em jun. 2025.

MELO, Flávio Dantas Albuquerque. O trato com o conhecimento da educação física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 178 f. 2017. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

MELO, Flávio Dantas Albuquerque; LAVOURA, Tiago Nicola; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da educação física: contribuições da teoria da atividade. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 117-134, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2338 . Acesso em mai. 2025.

OLIVEIRA, Clara Lima. Ensino do esporte na educação física escolar a partir da abordagem crítico- superadora. 2022. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador.

OLIVEIRA, Murilo Morais. O trato com o conhecimento esporte na abordagem crítico-superadora. 2018. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador.

SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira; ALVES, Melina Silva. A abordagem Crítico-superadora como expressão da Educação Física Histórico-crítica. In: Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Disponível em: https://cbce.org.br/evento/conbrace23 . Acesso em jun. 2025.

SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: Duarte, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Concepção Pedagógica (verbete). In: Navegando na História da Educação Brasileira. Lombardi, José Claudinei; Saviani, Dermeval; Nascimento, Maria Isabel Moura (orgs). Campinas: SP. HistedBR, 2006. Disponível em: https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_concepcao_pedagogica.htm. Acesso em 04 jul. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-25

Como Citar

PESSOA FILHO, Jacinto Antonio; ALVES, Melina Silva. Ensino do handebol em aulas de Educação Física a partir da abordagem crítico-superadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e107873. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/107873. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais