ATIVIDADES NA NATUREZA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: refletindo sobre algumas possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades na natureza, o lazer e a educação ambiental como oportunidades privilegiadas para a reflexão e a experimentação lúdica, de extrema importância no processo de mudança para melhores condições de vida na Terra. Não isoladamente, mas em estreita relação com outros campos de atuação e formação, potencializando a participação e o engajamento crítico e criativo dos sujeitos. Neste contexto, a afetividade e o amor das e pelas pessoas devem ser a base para a construção de sociedades mais sustentáveis, a partir de diálogos e comprometimento entre as esferas política, econômica, sociocultural, educativa, etc. Desta forma, apresento algumas características, tendências e espaços de atuação relativos às atividades na natureza, destacando que elas podem, efetivamente, oferecer oportunidades para o desenvolvimento de uma sensibilidade mais profunda, contribuindo para o despertar de uma responsabilidade ambiental coletiva, impulsionando, até mesmo, o estabelecimento de políticas em níveis local e global. Palavras-chave: Lazer, natureza, educação ambiental, afetividade.Downloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
MARINHO, Alcyane. ATIVIDADES NA NATUREZA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: refletindo sobre algumas possibilidades. Motrivivência, Florianópolis, n. 22, p. 47–70, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1184. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).