Participação de idosos em atividades de aventura na natureza: reflexões sobre aspectos socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p35Resumo
Este estudo objetivou analisar as percepções de 11 idosos sobre aspectos socioambientais relacionados à prática de atividades de aventura na natureza. Trata-se de uma investigação de campo, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa dos dados. Após uma intervenção prática com duas atividades de aventura na natureza – stand up paddle e trilha – os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada, elaborada especificamente para esta investigação. As informações coletadas foram organizadas no software NVivo, versão 10.0, e analisadas descritivamente, por meio de elementos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os idosos perceberam o estabelecimento de relações sociais positivas durante a intervenção prática, seja entre os participantes ou com os instrutores. quanto às reflexões sobre as questões ambientais foram mencionados aspectos amplos, como degradação, conservação, comportamento, sentimentos e ações relacionadas à natureza; e aspectos pontuais, como desmatamento, poluição e falta de água.
Referências
AZEVEDO, Sergio Luiz Gomes de; COCCHIARALE, Ney Felippe de Barros Rodrigues; COSTA, Vera Lucia de Menezes. A influência do risco-aventura no processo de coesão das diferentes comunidades do voo livre. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 259-278, jul./set. 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Ed. rev. actual. Lisboa: Edições 70, 2009.
BEEDIE, Paul. Mountain guiding and adventure tourism: reflections on the horeography of the experience. Leisure Studies, London, v. 22, n. 2, p. 147-167, 2003.
BETRÁN, Javier Olivera; BETRÁN, Alberto Olivera. Proposta pedagógica para as atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) na educação física do ensino médio. In: MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Viagens, lazer e esporte. Barueri: Manole, 2006. p. 180-210.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª. versão revista. Brasil, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2016.
BROOKES, Andrew. A critique of neo-Hahnian outdoor education theory. Part one: Challenges to the concept of “character building”. Journal of Adventure Education & Outdoor Learning, UK, v. 3, n. 1, p. 49-62, 2003.
BRUHNS, Heloísa Turini; MARINHO, Alcyane. Criatividade: a exceção essencial. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v. 19, n. 4, p. 97-107, abr./jun. 2011.
CAMILO, Christiane de Holanda. As possibilidades de atuação da educação física na educação de jovens e adultos para a relação intergeracional na educação em direitos humanos. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 245-261, dez. 2014.
CHAO, Cheng Hsin Nery et al. Atividades de aventura na natureza e desenvolvimento do comportamento pró-ambiental: análise comparativa entre idosos e condutores. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 169-180, jan./mar. de 2015.
CORNELL, Joseph. A alegria de aprender com a natureza: atividades ao ar livre para todas as idades. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997.
CORRAL-VERDUGO, Victor. La definición del comportamiento proambiental. La Psicología Social en México, Guadalajara, v. 8, p. 466-472, 2000.
DIAS, Viviane Kawano. A participação de idosos em atividades de aventura na natureza no âmbito do lazer: valores e significados. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
DIMMOCK, Kay. Finding comfort in adventure: experiences of recreational SCUBA divers. Leisure Studies, Colchester, v. 28, n. 3, p. 279-295, jul. 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GILBERTSON, Ken; EWERT, Alan. Stability of motivations and risk attractiveness: the adventure recreation experience. Risk Management, Ljubljana, v. 17, p. 276-297, nov. 2015.
GOMES, Christianne Luce. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, jan./abr. 2014.
GOMES, Christianne Luce. Verbete Lazer – Concepções. In: GOMES, Christianne Luce (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.119-126.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 5. ed. Campinas: Autores associados, 2012.
MARINHO, Alcyane. Lazer, aventura e risco: reflexões sobre atividades realizadas na natureza. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 181-206, maio/ago. 2008.
MARINHO, Alcyane. Da aceleração ao pânico de não fazer nada: corpos aventureiros como possibilidades de resistência. In: MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Turismo, lazer e natureza. Barueri: Manole, 2003. p. 1-28.
MARINHO, Alcyane; INACIO, Humberto Luís de Deus. Educação física, meio ambiente e aventura: um percurso por vias instigantes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 55-70, maio 2007.
MARINHO, Alcyane; SANTOS, Priscila Mari dos. Hábitos e percepções socioambientais na universidade: Educação Física e Fisioterapia em foco. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 3, p. 365-377, 3. trim. 2014.
MARINHO, Alcyane et al. Reflections about outdoor adventure sports and professional competencies of physical education students. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, Carlisle, v. 16, n. 1, p. 1-17, sep. 2016.
MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marize Amorim; BENEDETTI, Tânia Bertoldo. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DELANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 9-29.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DELANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 61-77.
OLIVEIRA, Kamilla Paula Gandra de; NASCIMENTO, Alan Faber do. Revisando o lazer na terceira idade: uma proposta metodológica necessária. Licere, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 275-302, set. 2014.
PAIXÃO, Jairo Antônio et al. Risco e aventura no esporte na percepção do instrutor. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 415-425, maio/ago. 2011.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
RIZZOLLI, Darlan; SURDI, Aguinaldo César. Percepção dos idosos sobre grupos de terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 225-233, maio/ago. 2010.
ROSA, Paulo Filipe; CARVALHINHO, Luís Alberto Dias. A educação ambiental e o desporto na natureza: uma reflexão crítica sobre os novos paradigmas da educação ambiental e o potencial do desporto como metodologia de ensino. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 259-280, jul./set. 2012.
SANTOS, Priscila Mari dos; MARINHO, Alcyane. Slackline e Educação Física: experiências do projeto de extensão “lazer e recreação”. Licere, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 306-328, dez. 2014.
SANTOS, Priscila Mari et al. Formação profissional e percepção de competências de estudantes de educação física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 4, p. 529-540, 4. trim. 2015.
SORRENTINO, Marcos. Pessoas comprometidas com as transformações socioambientais - uma perspectiva latino-americana de educação ambiental. In: RAYMUNDO, Maria Henriqueta Adrade; BRIANEZI, Thaís; SORRENTINO, Marcos. (Orgs.). Como construir políticas públicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis? São Carlos (SP): Diagrama Editorial, 2015, p.192-204.
SORRENTINO, Marcos. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em
voz alta. In: LOUREIRO, Frederico B.; LAYARGUES, Philippe P.; CASTRO, Ronaldo S. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-21.
TAHARA, Alexander Klein; CARNICELLI FILHO, Sandro. Atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) e academias de ginástica: motivos de aderência e benefícios advindos da prática. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 187-208, jul./set. 2009.
WHEATON, Belinda. Surfing through the life-course: silver surfers’ negotiation of ageing. Annals of Leisure Research, v. 13, n. 1, p. 1-21, abr. 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1080/11745398.2016.1167610>. Acesso em: 10 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).