BRINQUEDO E INDUSTRIA CULTURAL: SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo buscou compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem aos brinquedos da Indústria Cultural. Mais especificamente, os provenientes da programação da televisão. No decorrer da análise, identificamos que a Indústria Cultural, tendo a televisão como seu principal veículo, possui um papel fundamental no sentido de fornecer referências que irão compor o universo lúdico das crianças. Porém, nesse processo, a criança também tem demonstrado fatores de transgressão e emancipação, na medida em que recria e resigna esses valores, atribuindo-lhes diferentes significados. Dessa forma, percebe-se uma dupla dimensão, onde, de um lado, temos o que a criança faz com o brinquedo, reproduzindo o significado explicito ou negando o significado atribuído, transformando o uso e o sentido do brinquedo. De outro lado, as características da sociedade capitalista, que faz com que as crianças consumam cada vez mais os brinquedos existentes no mercado.Downloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
VAROTTO, Mirte Adriane; SILVA, Mauricio Roberto da. BRINQUEDO E INDUSTRIA CULTURAL: SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS. Motrivivência, Florianópolis, n. 23, p. 169–190, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2034. Acesso em: 28 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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