Saberes docentes e formação de professores de Educação Física: análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da profissionalização do ensino

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp - Rio Claro
  • Samuel de Souza Neto Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p42

Resumo

O presente ensaio propõe analisar o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da perspectiva da profissionalização do ensino, investigando seus desdobramentos ao âmbito da formação de professores de Educação Física. Embora o documento preconize os objetivos de aprendizagem em cada nível de ensino, sua implementação deve estar atrelada à processos de desenvolvimento profissional, alicerçados na prática. Nesse sentido, o documento não apresenta contribuições efetivas ao tema da profissionalização do ensino. Ainda, a perspectiva elaborada não leva em consideração a dimensão dos saberes docentes. A profissionalização dos professores busca desenvolver ações que possam articular políticas de valorização profissional. Há pontos importantes na BNCC que podem contribuir com a organização do campo educativo, especialmente na área da Educação Física. Contudo, é fundamental compreender a prática profissional como produtora de saberes, perspectiva que vai além da delimitação e elaboração normativa de parâmetros curriculares, vinculados aos conteúdos subjacentes às práticas corporais.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp - Rio Claro

Doutorando em Ciências da Motricidade. Unesp, Rio Claro/São Paulo, Brasil. E-mail: gurufino@rc.unesp.br

Samuel de Souza Neto, Unesp - Rio Claro

Pós-doutorado pela Université de Montréal. Professor na Unesp, Rio Claro/São Paulo, Brasil. E-mail: samuelsn@rc.unesp.br

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Rufino, L. G. B., & de Souza Neto, S. (2016). Saberes docentes e formação de professores de Educação Física: análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da profissionalização do ensino. Motrivivência, 28(48), 42–60. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p42

Edição

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Seção Temática