O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar

Autores

  • Nathalia Chaves Gomes Unesp - Rio Claro
  • André Minuzzo de Barros Unesp - Rio Claro.
  • Fernando Paulo Rosa de Freitas Unesp - Rio Claro.
  • Suraya Cristina Darido Unesp - Rio Claro.
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp - Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p305

Palavras-chave:

Lutas, Prática pedagógica, Organização dos conteúdos

Resumo

 

As lutas são conteúdos da Educação Física que devem estar presentes na prática pedagógica. Contudo, há ainda lacunas e incompreensões em seu desenvolvimento pedagógico. Assim, por meio de uma revisão de literatura, este estudo objetivou analisar as lutas compreendendo sua importância, bem como apresentando uma forma de classificação. Em um segundo momento, apresentou-se uma proposta de organização curricular das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental. Conclui-se ser importante compreender as lutas enquanto conteúdos das aulas de Educação Física propondo uma organização dos conteúdos que pode contribuir com a apropriação crítica dessa manifestação da cultura corporal de movimento.

Biografia do Autor

Nathalia Chaves Gomes, Unesp - Rio Claro

Especialista em Educação Física: fundamentos teóricos e a prática profissional na escola - UNICAMP, Campinas (2011). Possui graduação em Educação Física - Faculdades Integradas de Guarulhos (2007). Atualmente é professora titular de Ensino Fundamental e Médio de Educação Física da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

André Minuzzo de Barros, Unesp - Rio Claro.

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - UNESP - Mestre em Ciências da Motricidade - UNESP - 2006. Especialista em Educação Física Escolar- Unicamp - 1992. Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André -1986. Leciona em cursos de graduação e pós graduação em Educação Física. Dezoito anos de experiência na educação básica.

Fernando Paulo Rosa de Freitas, Unesp - Rio Claro.

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (EEFSC - FESC, 1987). Especialista em Educação Física Escolar (CEUCLAR, 2007), em Metodologia de Educação a Distância (CEUCLAR, 2012) e em Educação Física (Programa Rede São Paulo de Formação Docente RedeFor - UNICAMP, 2013). Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UNESP, 2009).

Suraya Cristina Darido, Unesp - Rio Claro.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp - Rio Claro.

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP campus Rio Claro. É mestre pelo Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração "Tecnologia nas Dinâmicas Corporais".

Downloads

Publicado

2013-11-26