As danças folclóricas no currículo de Educação Física do estado de São Paulo: a elaboração de um blog

Autores

  • Irlla Karla dos Santos Diniz Universidade Estadual Paulista
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p131

Palavras-chave:

Dança, Educação Física escolar, Blog, Currículo, Prática pedagógica

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de construção de um blog voltado para o ensino das danças folclóricas, a partir do que foi proposto pelo currículo de Educação Física do Estado de São Paulo para o sétimo ano do ensino fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e uma análise documental no caderno do professor do currículo, o que subsidiou a produção do blog. Os resultados apontaram o blog como uma plataforma dinâmica que pode se constituir em uma extensão dos conhecimentos, viabilizando possibilidades de interação por meio de múltiplas linguagens reunidas em um único ambiente virtual.

Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro - SP. Atualmente é mestranda do Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela universidade já citada. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, com a produção de materias didáticos e Temas Transversais.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.

Downloads

Publicado

2014-06-16