Análise da produção acadêmica no campo da Educação Física acerca do currículo do estado de São Paulo e suas implicações para a prática pedagógica

Mayara de Sena Cagliari, Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Suraya Cristina Darido

Resumo


Este estudo objetivou analisar qualitativa e quantitativamente a produção acadêmica na Educação Física acerca do Currículo do Estado de São Paulo, a fim de identificar suas possíveis implicações para a prática pedagógica. Foram analisados artigos publicados em 9 periódicos nacionais da área e um banco de teses e dissertações, tendo como recorte temporal o período de 2008 até 2014. A análise e discussão dos dados se deram por apresentar os resultados dos estudos investigados para, em um segundo momento, compreender de forma qualitativa o panorama geral concernente a esta produção. Foram encontrados 16 trabalhos, o que corresponde a 2,6% do total de estudos na área de Educação Física escolar. Estes foram organizados de acordo com a classificação proposta por Bracht et al. (2011), o que permitiu constatar que a maior parte dos trabalhos pode ser considerada na categoria “finalidade” da Educação Física.


Palavras-chave


Educação Física e Treinamento; Indicadores de Produção Científica; Materiais de Ensino; Currículo; Ensino

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p262



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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