O que ensinar sobre dança no ensino médio?

Autores

  • Irlla Karla dos Santos Diniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Suraya Cristina Darido UNESP - RC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56603

Resumo

O objetivo desse estudo foi delinear caminhos formativos para a dança no Ensino Médio (EM) a partir de investigações nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE), na Segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos relatos de professores que trabalham com a formação inicial em Educação Física com as disciplinas de dança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que utilizou-se da análise documental e de entrevistas-semiestruturadas como instrumentos para coleta de dados. Como principais resultados, evidenciamos que ainda há dúvidas sobre o caminho formativo da dança no EM, entretanto, as análises indicaram interfaces com as danças populares, de salão e urbanas, além da relevância de aspectos mais específicos como os elementos histórico-culturais, o ritmo e a criatividade.

 

Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2014), com enfoque em Educação Física escolar pela UNESP - RC. Professora EBTT de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Capivari, SP, Brasil.

Email: irllakarla@yahoo.com.br

 

Suraya Cristina Darido, UNESP - RC.

DoutoraLivre Docente pela UNESP - RCTrabalha na UNESP, Rio Claro, SP, Brasil. Email: surayacd@rc.unesp.br

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Diniz, I. K. dos S., & Darido, S. C. (2019). O que ensinar sobre dança no ensino médio?. Motrivivência, 31(58), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56603

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