A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física?

Autores

  • Juliano Daniel Boscatto IFSC- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catariana- campus São Miguel do Oeste, SC.
  • Fernanda Moreto Impolcetto Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro/SP.
  • Suraya Cristina Darido Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro/SP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p96

Resumo

Objetivou-se esse estudo, compreender os aspectos histórico-legais que repercutem na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, as aproximações dos documentos oficiais com o currículo escolar e os aspectos universais e particulares da cultura e as possíveis relações com o contexto da Educação Física escolar. Dada a importância na elaboração da BNCC, é fundamental entender, quais são elementos teóricos que estão ao entorno de tal proposição. Buscou-se nesse ensaio teórico, apresentar os elementos precursores ao “documento oficial”, situando-se nos aspectos históricos e legais que repercutem na elaboração da BNCC. Os documentos legais precursores a BNCC, remetem a análise sobre a para construção do currículo escolar com base em aspectos universais e particulares da cultura, apontando-se a discussão com Forquin (1993) e Cuche (2002). Aproxima-se o diálogo como o contexto da EF escolar no Brasil, no que tange a sistematização do currículo para a Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Juliano Daniel Boscatto, IFSC- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catariana- campus São Miguel do Oeste, SC.

Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC

Mestre em Educação Física- CDS/UFSC-Florianópolis.

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/UNESP- Rio Claro.

Fernanda Moreto Impolcetto, Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro/SP.

Suraya Cristina Darido, Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo/USP.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

BOSCATTO, Juliano Daniel; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física?. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 96–112, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p96. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p96. Acesso em: 28 dez. 2024.

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