CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA UMA DIDÁTICA COMUNICATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Juliano Daniel Boscatto UNOESC
  • Elenor Kunz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Apresentar fundamentos pedagógicos que têm em primeiro plano o sujeito que “se-movimenta” é o objetivo desse ensaio. Com o intuito de superar o paradigma da racionalidade instrumental, apresentam-se alguns elementos teórico-filosóficos que podem contribuir com a formação de um referencial que fundamente uma didática comunicativa para a área da Educação Física. Destacam-se, então, dois fundamentos epistemologicamente distintos: o agir comunicativo e a concepção dialógica do movimento humano, entretanto, ambos não se opõem em relação à fundamentação de ações pedagógicas centradas nos pilares da emancipação humana. Com base nesse referencial, os processos de ensinar e aprender, nas aulas de Educação Física, priorizam a interlocução entre os saberes, que pode oferecer a possibilidade de esclarecer as estruturas que compõem o âmbito esportivo, cultural e social. Palavras-chave: Emancipação. Didática Comunicativa. Educação Física.

Biografia do Autor

Juliano Daniel Boscatto, UNOESC

Mestre em Educação Fìsica pelo PPGEF/UFSC; Professor da UNOESC – Campus São Miguel do Oeste/SC

Elenor Kunz, UFSC

Doutor e Pós-Doutor em Pedagogia do Esporte pela Universidade de Hannover – Alemanha; Professor Orientador no PPGEF/UFSC

Downloads

Publicado

2007-04-23

Como Citar

BOSCATTO, Juliano Daniel; KUNZ, Elenor. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA UMA DIDÁTICA COMUNICATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Motrivivência, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 101–114, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9973. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>