CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA UMA DIDÁTICA COMUNICATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Apresentar fundamentos pedagógicos que têm em primeiro plano o sujeito que “se-movimenta” é o objetivo desse ensaio. Com o intuito de superar o paradigma da racionalidade instrumental, apresentam-se alguns elementos teórico-filosóficos que podem contribuir com a formação de um referencial que fundamente uma didática comunicativa para a área da Educação Física. Destacam-se, então, dois fundamentos epistemologicamente distintos: o agir comunicativo e a concepção dialógica do movimento humano, entretanto, ambos não se opõem em relação à fundamentação de ações pedagógicas centradas nos pilares da emancipação humana. Com base nesse referencial, os processos de ensinar e aprender, nas aulas de Educação Física, priorizam a interlocução entre os saberes, que pode oferecer a possibilidade de esclarecer as estruturas que compõem o âmbito esportivo, cultural e social. Palavras-chave: Emancipação. Didática Comunicativa. Educação Física.Downloads
Publicado
2007-04-23
Como Citar
BOSCATTO, Juliano Daniel; KUNZ, Elenor. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA UMA DIDÁTICA COMUNICATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Motrivivência, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 101–114, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9973. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Cientifique-se
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).