Sobre como tolhemos a curiosidade das crianças

Autores

  • Cícera Andreia de Souza Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Avançado de Barracão
  • Tamara Biasi Donadel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p192

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a curiosidade das crianças, evidenciando a importância do brincar espontâneo para o seu fomento. Procuramos mostrar que a busca constante pelo desenvolvimento de habilidades técnicas nas crianças e a falta de compreensão sobre a curiosidade faz com que pais e professores não incentivem ou incentivem pouco a curiosidade delas, principalmente quando limitam suas possibilidades de brincar. Na educação física, a compreensão do brincar através do “Se-Movimentar” contribui para pensarmos as crianças a partir de suas necessidades de brincar e curiosar.

Biografia do Autor

Cícera Andreia de Souza, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Avançado de Barracão

Mestra em Educação Física. Professora de Educação Física do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Barracão/Paraná, Brasil. E-mail: cissadesouza@yahoo.com.br

Tamara Biasi Donadel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: tamaradonadel@yahoo.com.br

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor visitante na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/ Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: elenkunz@terra.com

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

DE SOUZA, Cícera Andreia; DONADEL, Tamara Biasi; KUNZ, Elenor. Sobre como tolhemos a curiosidade das crianças. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 192–204, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n51p192. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p192. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)