As relações do brinquedo industrializado com o brincar e se-movimentar: uma reflexão na Educação Física

Autores

  • Eduarda Virginia Burckardt Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Leandra Costa Da Costa UFSM
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p278

Resumo

Este estudo consiste na reflexão sobre o brincar e o brinquedo industrializado, ressaltando a importância do brincar natural e espontâneo da criança. O objetivo foi destacar como o brincar para a criança e para o adulto se organiza de formas diferentes. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa teórica, de modo que as reflexões realizadas não se estabelecem na direção de negar os brinquedos industrializados ou de não incentivar as crianças a aprenderem, mas sim no intuito de alertar para uma possibilidade de pensar o tempo de ser criança e atentar para o fato de que se existe uma tentativa de rever esses caminhos e que estes estão ligados ao brincar e se-movimentar. A compreensão do brincar e se-movimentar para que se tornem significativos perpassa professores, direção das instituições e também os pais, de forma que estudos e pesquisas são fundamentais para orientar, esclarecer e considerar fatores importantes desse processo.

Biografia do Autor

Eduarda Virginia Burckardt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Física pela UFSM

Leandra Costa Da Costa, UFSM

Professora Adjunta do Departamento de Desportos Individuais da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Pedagogia do Esporte (Hannover/Alemanha), professor titular aposentado do DEF/UFSC.

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. 4. ed. São Paulo. Summus, 1984.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. Revisão técnica e versão brasileira adaptada por Gisela Wajskop. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA, A; KUNZ, E. O Brincar e Se-movimentar como a base teórico-filosófica para a compreensão do ser criança. In: Educação Infantil: temas em debates. Org: Jorge Fernando Hermida, Sidirley de Jesus Barreto. João Pessoa. Ed. Univeritária da UFPB, 2013.

CUNHA, A.; GONÇAVES.; S. A criança e o brincar como obra de arte: analogias e sentidos. Ed. Prithaus. 2015.

CUNHA, A.; KUNZ, E. A criança e o brincar como Obra de arte: sentido de um esclarecimento. In. Brincar e Se-movimentar- tempos e espaços de vida da criança. Org. ElenorKunz. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.

CUNHA, A; KUNZ, E; SURDI, A. O Movimento Humano: entre o mundo vivido e o mundo pensado “O sebressalto”. In. Didática da Educação Física 4- educação física e esportes na escola. Org. ElenorKunz. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

EYER, D; HIRSH-PASEK, K; GOLINKOFF, R. M. Einstein teve tempo para brincar: como nossos filhos realmente aprendem e por que eles precisam brincar. Rio de Janeiro. Editora Guarda Chuva, 2006.

FANTIN, M. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

HONORÉ. C. Sob pressão: criança nenhuma merece super pais. Rio de Janeiro. Editora Afiliada. 2009.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 2. ed. Ijuí. Ed. Unijuí, 2001.

______. Didática da Educação Física: Educação Física e Esportes na escola. 4ed. Ed Unijuí, 2015.

MATURANA, H.; VERDEN ZÖLLER, G. Amar e Brincar: Fundamentos Esquecidos do Humano. São Paulo, Editora Palas Athas, 2004.

MERLEAU-PONTY, M. Psicologia e pedagogia da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SANTIN, Santin. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre:Edições EST/ESEF – UFRGS, 2001.

SOUZA, C. A. O “Brincar & Se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

SURDI . A educação e sensibilidade: o brincar e o “se movimentar” da criança pequena na escola. Tese de doutorado. Florianópolis .2014

VERDEN-ZÖLLER. G. O brincar na relação materno-infantil: fundamentos biológicos da consciência de si mesmo e da consciência social. In: MATURANA, H; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar:fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Burckardt, E. V., Da Costa, L. C., & Kunz, E. (2018). As relações do brinquedo industrializado com o brincar e se-movimentar: uma reflexão na Educação Física. Motrivivência, 30(54), 278–294. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p278

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)