Dança no ensino médio: experiência com o uso das Tic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80116

Resumo

O objetivo desse artigo foi avaliar uma experiência com a dança no Ensino Médio utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso pedagógico. Assim, produzimos um material didático para o professor pautado nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (Segunda versão) e posteriormente, desenvolvemos experiências didáticas nas aulas. Os resultados apontaram maior reconhecimento da dança enquanto um conteúdo regular da Educação Física, além de um impacto positivo na aprendizagem e na motivação dos alunos com a inserção das tecnologias.

 

Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Graduada em Educação Física (Licenciatura - 2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro - SP. Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2014), com enfoque em Educação Física escolar, e Doutora pelo mesmo programa de Pós Graduação. Professora EBTT de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Campus Capivari. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, dança na escola, produção de materiais didáticos e os Temas Transversais.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5070067722338051

Suraya Cristina Darido, UNESP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e livre docência pela Unesp. Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987, coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF) e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq desde 1997. Atuou como consultora e elaboradora dos Parâmetros Curriculares Nacionais e atualmente participa da Comissão de Especialistas da Base Nacional Comum.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos (lutas, danças e práticas corporais de aventura) e avaliação. Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em rede da Educação Física.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Diniz, I. K. dos S., & Darido, S. C. (2021). Dança no ensino médio: experiência com o uso das Tic. Motrivivência, 33(64), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80116

Edição

Seção

Artigos Originais