Dance in high school: experience with Icts use

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80116

Abstract

This paper aimed to evaluate an experience with dance in high school using Information and Communication Technologies (ICTs) as a pedagogical resource. It was produced a teaching material for teachers based on the orientations of The National Common Curricular Base (second version) and subsequently it was developed didactic experiences in classes. The results showed greater recognition of dance as a regular content of Physical Education, as well as positive impact in students’ learning and motivation with the insertion of technologies.

Author Biographies

Irlla Karla dos Santos Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Graduada em Educação Física (Licenciatura - 2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro - SP. Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2014), com enfoque em Educação Física escolar, e Doutora pelo mesmo programa de Pós Graduação. Professora EBTT de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Campus Capivari. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, dança na escola, produção de materiais didáticos e os Temas Transversais.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5070067722338051

Suraya Cristina Darido, UNESP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e livre docência pela Unesp. Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987, coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF) e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq desde 1997. Atuou como consultora e elaboradora dos Parâmetros Curriculares Nacionais e atualmente participa da Comissão de Especialistas da Base Nacional Comum.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos (lutas, danças e práticas corporais de aventura) e avaliação. Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em rede da Educação Física.

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Published

2021-08-31

How to Cite

Diniz, I. K. dos S., & Darido, S. C. (2021). Dance in high school: experience with Icts use. Motrivivência, 33(64), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80116

Issue

Section

Artigos Originais