Análise da produção acadêmica no campo da Educação Física acerca do currículo do estado de São Paulo e suas implicações para a prática pedagógica

Autores

  • Mayara de Sena Cagliari Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p262

Resumo

Este estudo objetivou analisar qualitativa e quantitativamente a produção acadêmica na Educação Física acerca do Currículo do Estado de São Paulo, a fim de identificar suas possíveis implicações para a prática pedagógica. Foram analisados artigos publicados em 9 periódicos nacionais da área e um banco de teses e dissertações, tendo como recorte temporal o período de 2008 até 2014. A análise e discussão dos dados se deram por apresentar os resultados dos estudos investigados para, em um segundo momento, compreender de forma qualitativa o panorama geral concernente a esta produção. Foram encontrados 16 trabalhos, o que corresponde a 2,6% do total de estudos na área de Educação Física escolar. Estes foram organizados de acordo com a classificação proposta por Bracht et al. (2011), o que permitiu constatar que a maior parte dos trabalhos pode ser considerada na categoria “finalidade” da Educação Física.

Biografia do Autor

Mayara de Sena Cagliari, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro

Mestranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Unesp, Rio Claro/São Paulo, Brasil. E-mail: mayara_cagliari@hotmail.com

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro

Doutorando em Ciências da Motricidade. Unesp, Rio Claro/São Paulo, Brasil. E-mail: gurufino@rc.unesp.br

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro

Prof. Dra. do departamento de Educação Física. Unesp, Rio Claro/São Paulo, Brasil. E-mail: surayacd@rc.unesp.br

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Cagliari, M. de S., Rufino, L. G. B., & Darido, S. C. (2017). Análise da produção acadêmica no campo da Educação Física acerca do currículo do estado de São Paulo e suas implicações para a prática pedagógica. Motrivivência, 29(52), 262–79. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p262

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)