Esporte e lazer no programa “Mais Educação” no estado de São Paulo: características do programa e perfil dos gestores das práticas esportivas

Autores

  • Bruno Freitas Meireles Universidade Anhanguera
  • José Martins Freire Junior Universidade São Judas Tadeu
  • Danilo Sales Bocalini Universidade São Judas Tadeu
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu http://orcid.org/0000-0001-8205-3146

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p195

Resumo

Este artigo descreve características de Programas de Educação Integral (PEI) em municípios do estado de São Paulo que aderiram ao Programa Mais Educação (PME), patrocinado pelo governo federal e o perfil de seus gestores. Os PEI, em sua maioria, ampliam em 3 horas, em média, a jornada escolar dos alunos. As áreas temáticas mais comuns são: Acompanhamento Pedagógico, Artes e Educação Patrimonial, Esporte e Lazer, cujas atividades mais desenvolvidas são: Futsal, Atletismo e Recreação. O estudo tem caráter qualitativo e descritivo, coletou informações por meio de um questionário com 16 questões fechadas aplicado a 68 gestores, e a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples. Os resultados mostram que a maioria dos gestores é do sexo feminino, são funcionários públicos efetivos com média de ±6,2 anos de trabalho no município e atuam, em sua maioria, na gestão das secretarias municipais há cerca de 3 anos. 

Biografia do Autor

Bruno Freitas Meireles, Universidade Anhanguera

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT

Docente na Universidade Anhanguera de São Paulo - Santo André

Santo André – São Paulo – Brasil

brunovolei@hotmail.com

José Martins Freire Junior, Universidade São Judas Tadeu

Pós Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho – UGF.

São Paulo – São Paulo – SP

jmf.juninho@hotmail.com

Danilo Sales Bocalini, Universidade São Judas Tadeu

Doutorado (2012) e pós-doutor pelo departamento de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Universidade São Judas Tadeu – USJT

São Paulo – São Paulo – SP

bocaliniht@hotmail.com

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu . São Paulo - São Paulo - Brasil.prof.sheila.silva@outlook.com.br

Referências

BELTRAMI, D. M. Dos fins da Educação Física escolar. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 12, n. 2, p. 27-33, 2011.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Porto Alegre. Movimento. Ano 6, n.12, p. 14 – 24, 2000/1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Mais Educação: Passo a Passo. Brasília: MEC, Secad, 2014.

_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial Nº 17, de 24 de Abril de 2007. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf Acesso em: 01/07/2014.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Brasília: MEC/SECAD, 2009.

CARVALHO, M. C. B. O lugar da educação integral na política social. Cadernos CENPEC: política e ação educacional, v. 1, n. 2, p. 7-11, 2006.

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Papirus, Campinas, 1988.

FARIA, T. C. L. Reflexões sobre o programa Mais Educação na rede municipal de ensino de Natal/RN. Revista Científica das Faculdades de Comunicação, Artes e Educação, ano 1, n. 1, dez.2011/maio2012.

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. Instituto Paulo Freire: São Paulo, 2009.

GASPAR, L. C. J.; PICH, S.; VAZ, A. F. Política pública de esporte escolar e educação física escolar: entre a inclusão social e a busca por talentos esportivos, tendo como pano de fundo o Programa Estadual Esporte Escolar de Santa Catarina. Motrivivência. Ano 26, n. 23, p. 103-116, dez, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo Escolar 2013. Anexo I. Brasília, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resultado/2013/dados_finais_censo_escolar_2013_anexo_I.xlsx Acesso em: 28/05/2014.

TABORDA DE OLIVEIRA, M. Educação Física Escolar e a ditadura militar no Brasil (1968 – 1984): entre a adesão e a resistência. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 25, n. 2, p. 9 – 20, 2004.

Downloads

Publicado

2016-11-28

Como Citar

MEIRELES, Bruno Freitas; FREIRE JUNIOR, José Martins; BOCALINI, Danilo Sales; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Esporte e lazer no programa “Mais Educação” no estado de São Paulo: características do programa e perfil dos gestores das práticas esportivas. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 195–206, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n49p195. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n49p195. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais