O jogo como manifestação da cultura corporal de movimento na Educação Física escolar: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Doutorando pela USJT e professor da rede municipal de ensino
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p386

Resumo

A Educação Física (EF) contribui, por meio de seus conteúdos e técnicas de trabalho, com o desenvolvimento integral da criança. Neste artigo descrevemos uma experiência pedagógica realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona leste do município de São Paulo em que os jogos foram tematizados nas três dimensões do conteúdo atendendo ao proposto no projeto político pedagógico da escola. Os alunos foram estimulados a refletir, analisar e debater os jogos vivenciados e suas falas mostraram a presença de pensamento crítico sobre o tema.


Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Doutorando pela USJT e professor da rede municipal de ensino

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São Paulo

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação pela PUC/SP e docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. O jogo como manifestação da cultura corporal de movimento na Educação Física escolar: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 386–403, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p386. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p386. Acesso em: 3 dez. 2024.

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