Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55270

Resumo

Relatamos duas experiências pedagógicas onde os docentes utilizaram o planejamento participativo como estratégia para selecionar as práticas corporais e os conteúdos tematizados durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. O primeiro projeto educativo foi desenvolvido com estudantes do 5º ano em uma escola municipal de São Paulo. Durante essas aulas os discentes participaram da escolha dos jogos, brincadeiras e esportes que foram desenvolvidos durante o ano. A segunda experiência ocorreu em uma cooperativa educacional localizadaem Minas Geraiscom alunos do 9º ano. Essa é uma escola que tem por essência o trabalho por projetos e os discentes participaram do planejamento de todos os componentes curriculares. Nas aulas de Educação Física os jovens escolheram, em conjunto com a docente, vivenciar e refletir sobre esportes, jogos, brincadeiras e ginásticas. Concluímos que o planejamento participativo pode estimular maior participação dos estudantes durante as aulas de Educação Física Escolar.

Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da rede municipal de São Paulo e Santo André.

uirasiqueira@yahoo.com.br

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da Universidade de Guarulhos e da rede municipal de São Paulo.

valdilenenogueira@yahoo.com.br

Cláudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da prefeitura de Santo André e São Bernardo.

claudio.joga8@gmail.com

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

danieltmaldonado@yahoo.com.br

Referências

BRACHT, V. Prefácio. In: Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017.

CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.

CONTRERAS, J. Relatos de experiencia, em busca de um saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Salvador, v. 1, n. 1, p. 14-30, 2016.

CORREIA, W. R. Planejamento participativo e o ensino da Educação Física no 2º grau. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 2, p. 43-48, 1996.

FARIAS. U. S.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (Org). Práticas Pedagógicas Inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças. Curitiba: CRV, 2017.

FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Contribuição do legado Freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 531-546, Abril/Junho, 2014.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, p. 90, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GONZÁLEZ, F. J. Atuação dos professores na Educação Física Escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In__SILVA, P. C. C. et al. Territorialidade e diversidade regional no Brasil e na América Latina: suas conexões com a Educação Física e com as Ciências do Esporte. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 45-70, 2016.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E.; RISTOW, R. W.; GLITZ, A. P. O abandono do trabalho docente em aulas de educação física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física y Ciencia. v. 15, n. 2, 2013.

MACHADO, T. S.; BRACHT, V.; FARIA, B. A.; MORAES, C.; ALMEIDA, U.; ALMEIDA, F. Q. As práticas de desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar. Movimento. Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 129-147, 2010.

MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; MEIRELES, B. F.; SANTOS, A. R.; MOREIRA, V. S.; NOGUEIRA, V. A.; FREIRE, E. S.; Perspectivas de mudanças nas práticas pedagógicas da educação física escolar: uma análise dos estudos publicados nos anais de eventos paulistas. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde. Campinas – SP, v. 15, n. 3, p. 349-367, jul/set. 2017.

MALDONADO, D. T.; SILVA, D. T. Do “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de Educação Física: uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba: CRV, 2017.

NEIRA, M. G. Prefácio. In__FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças Curitiba: CRV, 2017.

NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S.; MALDONADO, D. T. Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. COEDUCAR. Viçosa – MG, 2016.

SOUSA, C. A. O currículo de Educação Física da rede pública municipal de Santo André (SP): concepções e práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2017.

SOUZA, A. G.; FREIRE, E. S. Planejamento participativo e Educação Física: envolvimento e opinião dos alunos do Ensino Médio. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 7, n. 3, p. 29-36, 2008.

SILVA, M. S; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na Educação Física escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, 2012.

TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Existe espaço para o ensino de educação física na escola básica? Pensar a Prática. Goiânia, v. 2, p. 119 – 135, jun./jun., 1998/1999.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SOUSA, Cláudio Aparecido de; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1–24, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e55270. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55270. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>