Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica

Uirá de Siqueira Farias, Valdilene Aline Nogueira, Cláudio Aparecido de Sousa, Daniel Teixeira Maldonado

Resumo


Relatamos duas experiências pedagógicas onde os docentes utilizaram o planejamento participativo como estratégia para selecionar as práticas corporais e os conteúdos tematizados durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. O primeiro projeto educativo foi desenvolvido com estudantes do 5º ano em uma escola municipal de São Paulo. Durante essas aulas os discentes participaram da escolha dos jogos, brincadeiras e esportes que foram desenvolvidos durante o ano. A segunda experiência ocorreu em uma cooperativa educacional localizadaem Minas Geraiscom alunos do 9º ano. Essa é uma escola que tem por essência o trabalho por projetos e os discentes participaram do planejamento de todos os componentes curriculares. Nas aulas de Educação Física os jovens escolheram, em conjunto com a docente, vivenciar e refletir sobre esportes, jogos, brincadeiras e ginásticas. Concluímos que o planejamento participativo pode estimular maior participação dos estudantes durante as aulas de Educação Física Escolar.


Palavras-chave


Educação física; Inovação pedagógica; Planejamento participativo

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55270



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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