Na corda bamba de sombrinha: a Educação Física no fio da história na base nacional comum curricular do ensino médio

Autores

  • Luan Gonçalves Jucá Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Samara Moura Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Fortaleza, CE –Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93798

Palavras-chave:

Reformas neoliberais, Ensino médio, Base nacional comum curricular, Educação física escolar

Resumo

O objetivo desse ensaio foi analisar as implicações da BNCC do Ensino Médio para a Educação Física Escolar em reflexividade dialógica e dialética pela análise histórica e política. Por meio de constatações teórica-empíricas, mostramos uma ampla denúncia sobre os interesses neoliberais envolvidos na concepção educativa da reforma do Ensino Médio, já que essa política educacional sistematiza uma educação a serviço do capital, com um reflexo nefasto para a formação crítica e reflexiva das juventudes. Assim, a Educação Física perde cada vez mais espaço, seja pelo seu caráter optativo efetivado pelos “estudos e práticas” do componente curricular; pelo rebaixamento de sua carga horária; por sua falta de legitimidade na sociedade contemporânea; ou por seus princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos que se distanciam de uma educação eficiente pautada na Pedagogia das competências. Por fim, defendemos a revogação da BNCC e a organização coletiva de um novo documento curricular.

Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário União das Américas e em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (NEPEFE-URCA). Tem interesse e pesquisa nos campos da Inclusão, Educação Física Inclusiva, Educação Física escolar e Ensino Médio.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2020) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS, professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação Física da UNIVASF e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa. 

Samara Moura Barreto , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Fortaleza, CE –Brasil)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE - UECE); e também licenciada em Educação Física pela mesma instituição. Docente do IFCE campus Fortaleza. Docente colaboradora do PROEF - Ifsuldeminas. Atualmente está na Coordenadoria de Formação e Práticas Educativas do Departamento de Educação Física do IFCE/Proen. Integra o corpo editorial da Revista de Educação Física, Saúde e Esporte (REFISE). É Secretária Estadual do CBCE Ceará.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Jucá, L. G., Maldonado, D. T., & Barreto , S. M. (2023). Na corda bamba de sombrinha: a Educação Física no fio da história na base nacional comum curricular do ensino médio . Motrivivência, 35(66), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93798

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