A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67698Resumo
O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica produzida em uma escola pública, localizada no município de São Bernardo do Campo – SP, realizada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido no segundo trimestre de 2019 e teve como tema as dança, onde foram organizadas 15 vivências permeadas pelo ritmo musical sertanejo. Durante o projeto educativo, os estudantes vivenciaram os gestos dessa prática corporal, refletiram sobre aspectos históricos, sociais e políticos relacionados com o ritmo sertanejo, organizaram apresentações para a comunidade escolar e refletiram sobre todas essas experiências no círculo de cultura. Concluímos que as danças podem ser tematizadas nas aulas de Educação Física Escolar e os estudantes devem ser colocados em evidência na construção das experiências educativas, possibilitando a participação democrática desses discentes no cotidiano escolar.
Referências
BOSSLE, Fabiano. Nosso inédito viável: professor de Educação Física intelectual transformador. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira. CRV: Curitiba, 2018. p. 19-34
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Em volta do fogo aceso, em volta de um círculo. In: SPIGOLON, Nilma Imaculada; CAMPOS, Camila Brasil Gonçalves. Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-18.
COSTA, Bruno Botelho. Paulo Freire e os Círculos de Cultura: uma pedagogia da humanização. In: SPIGOLON, Nilma Imaculada; CAMPOS, Camila Brasil Gonçalves. Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 45-76.
CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino de educação física no 2º grau. Revista paulista de educação física, supl. n. 2, p. 43-48, 1996.
FARIAS, Uirá de Siqueira et al. No caminho de novas práticas pedagógicas em educação física escolar. Conexões: Educação Física Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 4, p. 486-504, out./dez 2017.
FARIAS, Uirpa de Siqueira et al. Educação Física Escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático pedagógica. Motrivivência, (Florianópolis), v. 31, n. 58, p. 01-24, abril/julho, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7°ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MALDONADO, Daniel Teixeira et al. A tematização das ginásticas nas aulas de Educação Física em São Paulo: o inédito viável em contextos de “uberização” da educação. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Ano IV, v. 3 – Mar. 2019.
NEIRA, Marcos Garcia. Ensino da Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.
NOGUEIRA, Valdilene Aline et al. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1265-, out./dez. de 2018.
NOGUEIRA, Valdilene Aline et al. Inspirações freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 59, jul. 2019.
ROMÃO, José Eustáquio et al. Círculo epistemológico: círculo de cultura como metodologia de pesquisa. Revista Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, ano 9, n. 13, p. 137-195, jan./jun. 2006.
SAUL, Ana Maria. Paulo Freire na atualidade: Legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 9-34, jan./mar. 2016.
SOUSA, Cláudio Aparecido; MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Círculo de cultura e Educação Física: a tematização do funk na escola. Kinesis, v. 36, n. 1, p. 116- 129. 2017.
SOUSA, Cláudio Aparecido; MAFRA, Jason Ferreira. Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica. Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 179-192, jul./dez. 2016.
SOUSA, Cláudio Aparecido. O currículo de Educação Física da rede pública municipal de Santo Andre (SP): concepções e práticas pedagógicas. 183. F. Dissertação (MESTRADO EM EDUCAÇÃO). Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.
SOUSA, Cláudio Aparecido; SILVA, Peterson Amaro; MALDONADO, Daniel Teixeira. Círculo de cultura e Educação Física: reflexões de um docente sobre a sua prática pedagógica. Cadernos de Formação RBCE, p. 9- 19, set, 2017.
SOUZA, Aécio Gomes; FREIRE, Elisabete dos Santos. Planejamento Participativo e Educação Física: envolvimento e opinião dos alunos do Ensino Médio. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 7, n. 3, p. 29-36, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).