A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67698

Resumo

O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica produzida em uma escola pública, localizada no município de São Bernardo do Campo – SP, realizada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido no segundo trimestre de 2019 e teve como tema as dança, onde foram organizadas 15 vivências permeadas pelo ritmo musical sertanejo. Durante o projeto educativo, os estudantes vivenciaram os gestos dessa prática corporal, refletiram sobre aspectos históricos, sociais e políticos relacionados com o ritmo sertanejo, organizaram apresentações para a comunidade escolar e refletiram sobre todas essas experiências no círculo de cultura. Concluímos que as danças podem ser tematizadas nas aulas de Educação Física Escolar e os estudantes devem ser colocados em evidência na construção das experiências educativas, possibilitando a participação democrática desses discentes no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Cláudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Docente de Educação Física da rede muniicipal de São Bernardo do Campo.

Daniel Teixeira Maldonado, Doutor pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

 Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente de Eucação Física da rede municipal de Santo André.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Sousa, C. A. de, Maldonado, D. T., Farias, U. de S., & Freire, E. dos S. (2020). A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica. Motrivivência, 32(62), 01–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67698

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