A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67698

Resumo

O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica produzida em uma escola pública, localizada no município de São Bernardo do Campo – SP, realizada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido no segundo trimestre de 2019 e teve como tema as dança, onde foram organizadas 15 vivências permeadas pelo ritmo musical sertanejo. Durante o projeto educativo, os estudantes vivenciaram os gestos dessa prática corporal, refletiram sobre aspectos históricos, sociais e políticos relacionados com o ritmo sertanejo, organizaram apresentações para a comunidade escolar e refletiram sobre todas essas experiências no círculo de cultura. Concluímos que as danças podem ser tematizadas nas aulas de Educação Física Escolar e os estudantes devem ser colocados em evidência na construção das experiências educativas, possibilitando a participação democrática desses discentes no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Cláudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Docente de Educação Física da rede muniicipal de São Bernardo do Campo.

Daniel Teixeira Maldonado, Doutor pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

 Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente de Eucação Física da rede municipal de Santo André.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas.

Referências

BOSSLE, Fabiano. Nosso inédito viável: professor de Educação Física intelectual transformador. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira. CRV: Curitiba, 2018. p. 19-34

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Em volta do fogo aceso, em volta de um círculo. In: SPIGOLON, Nilma Imaculada; CAMPOS, Camila Brasil Gonçalves. Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-18.

COSTA, Bruno Botelho. Paulo Freire e os Círculos de Cultura: uma pedagogia da humanização. In: SPIGOLON, Nilma Imaculada; CAMPOS, Camila Brasil Gonçalves. Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 45-76.

CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino de educação física no 2º grau. Revista paulista de educação física, supl. n. 2, p. 43-48, 1996.

FARIAS, Uirá de Siqueira et al. No caminho de novas práticas pedagógicas em educação física escolar. Conexões: Educação Física Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 4, p. 486-504, out./dez 2017.

FARIAS, Uirpa de Siqueira et al. Educação Física Escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático pedagógica. Motrivivência, (Florianópolis), v. 31, n. 58, p. 01-24, abril/julho, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7°ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

MALDONADO, Daniel Teixeira et al. A tematização das ginásticas nas aulas de Educação Física em São Paulo: o inédito viável em contextos de “uberização” da educação. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Ano IV, v. 3 – Mar. 2019.

NEIRA, Marcos Garcia. Ensino da Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

NOGUEIRA, Valdilene Aline et al. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1265-, out./dez. de 2018.

NOGUEIRA, Valdilene Aline et al. Inspirações freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 59, jul. 2019.

ROMÃO, José Eustáquio et al. Círculo epistemológico: círculo de cultura como metodologia de pesquisa. Revista Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, ano 9, n. 13, p. 137-195, jan./jun. 2006.

SAUL, Ana Maria. Paulo Freire na atualidade: Legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 9-34, jan./mar. 2016.

SOUSA, Cláudio Aparecido; MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Círculo de cultura e Educação Física: a tematização do funk na escola. Kinesis, v. 36, n. 1, p. 116- 129. 2017.

SOUSA, Cláudio Aparecido; MAFRA, Jason Ferreira. Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica. Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 179-192, jul./dez. 2016.

SOUSA, Cláudio Aparecido. O currículo de Educação Física da rede pública municipal de Santo Andre (SP): concepções e práticas pedagógicas. 183. F. Dissertação (MESTRADO EM EDUCAÇÃO). Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

SOUSA, Cláudio Aparecido; SILVA, Peterson Amaro; MALDONADO, Daniel Teixeira. Círculo de cultura e Educação Física: reflexões de um docente sobre a sua prática pedagógica. Cadernos de Formação RBCE, p. 9- 19, set, 2017.

SOUZA, Aécio Gomes; FREIRE, Elisabete dos Santos. Planejamento Participativo e Educação Física: envolvimento e opinião dos alunos do Ensino Médio. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 7, n. 3, p. 29-36, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

SOUSA, Cláudio Aparecido de; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; FREIRE, Elisabete dos Santos. A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–17, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e67698. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67698. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>