Folguedos juninos: o ensino da dança sob a perspectiva das dimensões dos conteúdos

Pollyane Barros Albuquerque Vieira, Elisabete dos Santos Freire, Graciele Massoli Rodrigues

Resumo


A educação física teve, e ainda tem, uma forte predominância do conteúdo esporte na escola. A partir da década de 1990, surgem novas contribuições na educação física, com novos temas/conteúdos nas aulas. Entretanto, a dança ainda é pouco frequente nas aulas de educação física escolar. O presente relato de experiência tem por objetivo ressignificar a prática pedagógica da dança, numa relação dialógica entre professor e aluno. A análise teve como cenário um Projeto Interdisciplinar onde foram vivenciados dois conteúdos: a quadrilha e o carimbó. Identificamos a ressignificação do conteúdo dança com uma vivência que transcende o “saber fazer”, e uma oportunidade de refletir sobre os aspectos de gênero, sexualidade e diversidade religiosa.


Palavras-chave


Dança; Educação física escolar; Dimensões dos conteúdos

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p248



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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