Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76893Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender como a temática das relações étnico raciais tem sido estudada na educação física escolar. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de teses e dissertações nas bases de dados da CAPES e da BDTD. A amostra totalizou 25 estudos que puderam ser organizados em três grandes grupos: formação; identificação/investigação e intervenção/proposição que apontaram para um crescimento no interesse em pesquisar à temática. Por fim, pudemos concluir que, mesmo havendo interesse por parte dos pesquisadores em, há uma necessidade da oferta de formações para que se consiga a ampliação das discussões no sentido da busca de estratégias mais concretas de inserções dessa temática nas aulas de educação física escolar.
Referências
ARAÚJO, Maira Lopes de. Os efeitos político-pedagógicos produzidos pela prática da capoeira no contexto escolar: a compreensão dos coletivos docentes de duas escolas da RME-POA. 2017, 160 f. Dissertação (Mestrado) -- Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2017.
BENTO, Clovis Claudino. Jogos de origem ou descendência indígena e africana na educação física escolar: educação para e nas relações étnico-raciais. 2012. 102f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2012.
BINS, Gabriela Nobre. Mojuodara: a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre. 2014. 189f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2014.
Brasil. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm >
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília/DF: MEC/SEPPIR, 2004.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research In Psychology, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 77-101, jan. 2006. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.
BUGARIM, Jonatha Pereira et al. A cultura afro-brasileira na educação básica: um estudo sobre o exercício da lei 10.639/2003 em três escolas municipais de tucuruí-pa. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 62, p. 01-19, 3 jun. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65799.
CARVALHO, Luiz Eduardo Diaz de, Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral. 2018, 139f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2018.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. – 19ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 69, p. 97-122, jun. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57233.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, [S.L.], n. 47, p. 67-84, mar. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602013000100006.
CORSINO, Luciano Nascimento. Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da educação física escolar: percepções docentes. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 1 N. 2 – pag 247-262 (jun-set 2015). https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187
COUTINHO, Dora Cyrino Leal. A Implementação da Lei nº 10; 639/03 nas Aulas de Educação Física Escolar no Município do Rio de Janeiro: Perspectivas e Possibilidades; 2014. 155f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, Rio de Janeiro-RJ, 2014.
CRELIER, Catia Malachias Silva. A educação física escolar e a lei 10639/03: o chão da escola e os aspectos legais. 2017; 76f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física - Universidade Salgado de Oliveira. Niterói-RJ, 2017.
CROCETTA, Renata Righetto Jung. As relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das instituições de ensino superior do sistema ACAFE. 2014; 99f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão-SC, 2014.
FARIA, Christine Avelar Borges. História e cultura afro-brasileira nas aulas de educação física do município de Cariacica: uma proposta curricular. 2018, 118f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES, 2018.
GANONG, Lawrence H. Integrative reviews of nursing research. Res. Nurs. Health. 1987;10(1):1-11.
Gil, Daniel da Silva San. Preconceito racial na escola: contribuições da capoeira angola para uma educação física reflexiva, 2014, 104f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2014.
GOMES, Izaú Veras. NEGRO DRAMA: narrativas estudantis negras, Educação Física escolar e educação étnico-racial. 2019, 118f. Dissertação (Mestrado) Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG. 2019.
GUIMARÃES, Luiz Fernando Carneiro. A capoeira e a implementação da Lei 10.639/03 na educação física escolar: percepções e possibilidades. 2017, 122f.. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Fundação Universidade Federal do Amapá. Macapá-AP, 2017.
JACOB, Hemanuelle Di Lara Siqueira. Ensino e identidades: um estudo sobre as mulheres Negras na escola. 2017. 106 f.. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás, Goiania-GO. 2017.
LIMA, Isabela Talita Gonçalves de; BRASILEIRO, Lívia Tenorio. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO FÍSICA: um retrato da produção do conhecimento. Movimento (Esefid/ufrgs), [S.L.], v. 26, p. 26022, 27 mar. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.93164.
MALDONADO, Daniel Teixeira.; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Do "Rola bola" à Inovação Pedagógica nas Aulas de Educação Física: Uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba: Crv, 2017. 220 p.
MARANHÃO, Fabiano. Jogos Africanos e Afro-Brasileiros nas Aulas de Educação Física: Processos Educativos das Relações Étnico-Raciais. 2009. 173f. Dissertação – (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2009.
MARTINS, Bruno Rodolfo. Relações étnico-raciais e diversidade cultural: caminhos em direção a uma outra educação física escolar. 2013. 136f. Dissertação - (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, Rio de Janeiro-RJ, 2013.
MENDONÇA, Giuliano Pablo Almeida. Capoeira na escola: análise e reflexões acerca de sua legitimação nas aulas de Educação Física das escolas estaduais da DIREC 13 – Jequié- Bahia. 2013. 164f. Dissertação – (Mestrado) – Curso de Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOREIRA, Anália de Jesus. A Cultura Corporal e a Lei nº 10.639/03: um estudo sobre os impactos da Lei no ensino da educação física em Salvador. 2008. 100f. Dissertação – (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2008.
MOREIRA, Evando Carlos.; NISTA PICCOLO, Vilma Lení. (org). O quê e como ensinar educação física na escola. 1.ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009.
NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos. Educação antirracista no município de São Paulo: análise das experiências pedagógicas na área de educação física escolar. 2019, 216f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos-SP, 2019.
OLIVEIRA Leila Maria de. O ensino da história e cultura afro‐brasileira e a educação física: um estudo sobre o currículo vivido em Santo André. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2012.
PASTORIZA, Ronildo Neumann. Representações e práticas pedagógicas de professores (as) de educação física e de diretores (as) de escolas sobre a Lei 10.639/03 e seu contexto de implantação no ambiente escolar. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Luterana do Brasil, Canoas-RS, 2015.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de fortaleza/ce. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 41, n. 4, p. 412-418, out. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004.
PIRES, Joice Vigil Lopes. A educação física e as mudanças no mundo do trabalho: um olhar através da aplicação da cultura afro-brasileira e africana nas escolas municipais de Bagé. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, 2013
RANGEL, Gleisiele Saraiva. No movimento do Jongo: a educação física e as relações étnico-raciais na escola. 2017. 219 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus-ES, 2017.
SILVA, Eduardo Vinicius Mota e. Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física. 2016, 135f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro-SP. 2016.
SILVA FILHO, José Carlos Almeida A.Capoeira, religião e Educação Física / Amálgama entre religiosidade, cultura e pessoalidade. 2018, 89f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória-ES, 2018.
SILVA, Grazielle Roberta Freitas et al. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Online Brazilian Journal of Nursing [online]. 2006, 5(2), 246-257[Acesso em 16 de fevereiro de 2020]. ISSN: Disponivel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361453972028
SILVA. Leandro de Souza. Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de licenciatura em educação física no Mato Grosso do Sul. 2019, 138f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS, 2019.
SOARES, Carmen Lúcia. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, Dandara de Carvalho. As relações étnico-raciais e as TIC na Educação Física escolar: possibilidades para o Ensino Médio a partir do currículo do Estado de São Paulo. 2017, 161 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro-SP. 2017.
SOUSA, Omar Said Cosme de. "jongo, patrimônio cultural brasileiro: uma possível apropriação dos professores de educação física a luz da memória social. 2013; 107f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2013.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? how to do it?. Einstein (São Paulo), [S.L.], v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).