Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76893

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como a temática das relações étnico raciais tem sido estudada na educação física escolar. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de teses e dissertações nas bases de dados da CAPES e da BDTD. A amostra totalizou 25 estudos que puderam ser organizados em três grandes grupos: formação; identificação/investigação e intervenção/proposição que apontaram para um crescimento no interesse em pesquisar à temática. Por fim, pudemos concluir que, mesmo havendo interesse por parte dos pesquisadores em, há uma necessidade da oferta de formações para que se consiga a ampliação das discussões no sentido da busca de estratégias mais concretas de inserções dessa temática nas aulas de educação física escolar.

Biografia do Autor

Giuliano Pablo Almeida Mendonça, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Educação Física - USJT

Universidade São Judas Tadeu- SP

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física- USJT

Universidade São Judas Tadeu- SP

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Psicologia- USP

Universidade São Judas Tadeu- SP

Referências

ARAÚJO, Maira Lopes de. Os efeitos político-pedagógicos produzidos pela prática da capoeira no contexto escolar: a compreensão dos coletivos docentes de duas escolas da RME-POA. 2017, 160 f. Dissertação (Mestrado) -- Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2017.

BENTO, Clovis Claudino. Jogos de origem ou descendência indígena e africana na educação física escolar: educação para e nas relações étnico-raciais. 2012. 102f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2012.

BINS, Gabriela Nobre. Mojuodara: a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre. 2014. 189f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2014.

Brasil. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm >

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília/DF: MEC/SEPPIR, 2004.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research In Psychology, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 77-101, jan. 2006. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.

BUGARIM, Jonatha Pereira et al. A cultura afro-brasileira na educação básica: um estudo sobre o exercício da lei 10.639/2003 em três escolas municipais de tucuruí-pa. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 62, p. 01-19, 3 jun. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65799.

CARVALHO, Luiz Eduardo Diaz de, Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral. 2018, 139f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2018.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. – 19ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 69, p. 97-122, jun. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57233.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, [S.L.], n. 47, p. 67-84, mar. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602013000100006.

CORSINO, Luciano Nascimento. Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da educação física escolar: percepções docentes. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 1 N. 2 – pag 247-262 (jun-set 2015). https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187

COUTINHO, Dora Cyrino Leal. A Implementação da Lei nº 10; 639/03 nas Aulas de Educação Física Escolar no Município do Rio de Janeiro: Perspectivas e Possibilidades; 2014. 155f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, Rio de Janeiro-RJ, 2014.

CRELIER, Catia Malachias Silva. A educação física escolar e a lei 10639/03: o chão da escola e os aspectos legais. 2017; 76f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física - Universidade Salgado de Oliveira. Niterói-RJ, 2017.

CROCETTA, Renata Righetto Jung. As relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das instituições de ensino superior do sistema ACAFE. 2014; 99f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão-SC, 2014.

FARIA, Christine Avelar Borges. História e cultura afro-brasileira nas aulas de educação física do município de Cariacica: uma proposta curricular. 2018, 118f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES, 2018.

GANONG, Lawrence H. Integrative reviews of nursing research. Res. Nurs. Health. 1987;10(1):1-11.

Gil, Daniel da Silva San. Preconceito racial na escola: contribuições da capoeira angola para uma educação física reflexiva, 2014, 104f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2014.

GOMES, Izaú Veras. NEGRO DRAMA: narrativas estudantis negras, Educação Física escolar e educação étnico-racial. 2019, 118f. Dissertação (Mestrado) Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG. 2019.

GUIMARÃES, Luiz Fernando Carneiro. A capoeira e a implementação da Lei 10.639/03 na educação física escolar: percepções e possibilidades. 2017, 122f.. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Fundação Universidade Federal do Amapá. Macapá-AP, 2017.

JACOB, Hemanuelle Di Lara Siqueira. Ensino e identidades: um estudo sobre as mulheres Negras na escola. 2017. 106 f.. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás, Goiania-GO. 2017.

LIMA, Isabela Talita Gonçalves de; BRASILEIRO, Lívia Tenorio. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO FÍSICA: um retrato da produção do conhecimento. Movimento (Esefid/ufrgs), [S.L.], v. 26, p. 26022, 27 mar. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.93164.

MALDONADO, Daniel Teixeira.; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Do "Rola bola" à Inovação Pedagógica nas Aulas de Educação Física: Uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba: Crv, 2017. 220 p.

MARANHÃO, Fabiano. Jogos Africanos e Afro-Brasileiros nas Aulas de Educação Física: Processos Educativos das Relações Étnico-Raciais. 2009. 173f. Dissertação – (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2009.

MARTINS, Bruno Rodolfo. Relações étnico-raciais e diversidade cultural: caminhos em direção a uma outra educação física escolar. 2013. 136f. Dissertação - (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, Rio de Janeiro-RJ, 2013.

MENDONÇA, Giuliano Pablo Almeida. Capoeira na escola: análise e reflexões acerca de sua legitimação nas aulas de Educação Física das escolas estaduais da DIREC 13 – Jequié- Bahia. 2013. 164f. Dissertação – (Mestrado) – Curso de Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOREIRA, Anália de Jesus. A Cultura Corporal e a Lei nº 10.639/03: um estudo sobre os impactos da Lei no ensino da educação física em Salvador. 2008. 100f. Dissertação – (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2008.

MOREIRA, Evando Carlos.; NISTA PICCOLO, Vilma Lení. (org). O quê e como ensinar educação física na escola. 1.ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009.

NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos. Educação antirracista no município de São Paulo: análise das experiências pedagógicas na área de educação física escolar. 2019, 216f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos-SP, 2019.

OLIVEIRA Leila Maria de. O ensino da história e cultura afro‐brasileira e a educação física: um estudo sobre o currículo vivido em Santo André. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2012.

PASTORIZA, Ronildo Neumann. Representações e práticas pedagógicas de professores (as) de educação física e de diretores (as) de escolas sobre a Lei 10.639/03 e seu contexto de implantação no ambiente escolar. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Luterana do Brasil, Canoas-RS, 2015.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de fortaleza/ce. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 41, n. 4, p. 412-418, out. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004.

PIRES, Joice Vigil Lopes. A educação física e as mudanças no mundo do trabalho: um olhar através da aplicação da cultura afro-brasileira e africana nas escolas municipais de Bagé. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, 2013

RANGEL, Gleisiele Saraiva. No movimento do Jongo: a educação física e as relações étnico-raciais na escola. 2017. 219 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus-ES, 2017.

SILVA, Eduardo Vinicius Mota e. Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física. 2016, 135f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro-SP. 2016.

SILVA FILHO, José Carlos Almeida A.Capoeira, religião e Educação Física / Amálgama entre religiosidade, cultura e pessoalidade. 2018, 89f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória-ES, 2018.

SILVA, Grazielle Roberta Freitas et al. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Online Brazilian Journal of Nursing [online]. 2006, 5(2), 246-257[Acesso em 16 de fevereiro de 2020]. ISSN: Disponivel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361453972028

SILVA. Leandro de Souza. Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de licenciatura em educação física no Mato Grosso do Sul. 2019, 138f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS, 2019.

SOARES, Carmen Lúcia. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, Dandara de Carvalho. As relações étnico-raciais e as TIC na Educação Física escolar: possibilidades para o Ensino Médio a partir do currículo do Estado de São Paulo. 2017, 161 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro-SP. 2017.

SOUSA, Omar Said Cosme de. "jongo, patrimônio cultural brasileiro: uma possível apropriação dos professores de educação física a luz da memória social. 2013; 107f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2013.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? how to do it?. Einstein (São Paulo), [S.L.], v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

MENDONÇA, Giuliano Pablo Almeida; FREIRE, Elisabete dos Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e76893. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76893. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)