Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76893

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como a temática das relações étnico raciais tem sido estudada na educação física escolar. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de teses e dissertações nas bases de dados da CAPES e da BDTD. A amostra totalizou 25 estudos que puderam ser organizados em três grandes grupos: formação; identificação/investigação e intervenção/proposição que apontaram para um crescimento no interesse em pesquisar à temática. Por fim, pudemos concluir que, mesmo havendo interesse por parte dos pesquisadores em, há uma necessidade da oferta de formações para que se consiga a ampliação das discussões no sentido da busca de estratégias mais concretas de inserções dessa temática nas aulas de educação física escolar.

Biografia do Autor

Giuliano Pablo Almeida Mendonça, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Educação Física - USJT

Universidade São Judas Tadeu- SP

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física- USJT

Universidade São Judas Tadeu- SP

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Psicologia- USP

Universidade São Judas Tadeu- SP

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

Mendonça, G. P. A., Freire, E. dos S., & Miranda, M. L. de J. (2020). Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações. Motrivivência, 32(63), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76893

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