Estratégias para ensinar esporte nas aulas de Educação Física: um estudo na cidade de Aparecida/SP

Autores

  • José Martins Freire Júnior Universidade São Judas Tadeu (USJT) http://orcid.org/0000-0002-9651-3614
  • Daniel Teixeira Maldonado Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu (USJT)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p28

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar quais estratégias e estilos de ensino que dez professores de Educação Física da cidade de Aparecida, que trabalham em oito escolas municipais, utilizam para ensinar os conteúdos esportivos para turmas do 6º ao 9º ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, que utilizou a técnica da entrevista semiestruturada. A análise ocorreu em nível individual (análise ideográfica) e, posteriormente, abrangeu o grupo como um todo (análise nomotética). Os resultados mostraram que a maioria dos docentes utilizam os jogos pré-desportivos, o jogo formal com regras oficiais, exercícios de repetição dos fundamentos e atividades lúdicas para ensinar os conteúdos esportivos. Os estilos de ensino Comando e Tarefa são os mais comumente utilizados. A maior parte dos discursos evidenciou que os professores utilizam estratégias de reprodução para ensinar os conteúdos relacionados ao esporte com seus alunos.

Biografia do Autor

José Martins Freire Júnior, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestre em Educação Física. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo/São Paulo, Brasil. E-mail: jmf.juninho@hotmail.com

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Doutor em Educação Física. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo/São Paulo, Brasil. E-mail: danieltmaldonado@yahoo.com.br

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Doutora em Educação. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo/São Paulo, Brasil. E-mail: sheila.silva@uol.com.br

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Freire Júnior, J. M., Maldonado, D. T., & Silva, S. A. P. dos S. (2017). Estratégias para ensinar esporte nas aulas de Educação Física: um estudo na cidade de Aparecida/SP. Motrivivência, 29(51), 28–46. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p28

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>