Estratégias para ensinar esporte nas aulas de Educação Física: um estudo na cidade de Aparecida/SP
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p28Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar quais estratégias e estilos de ensino que dez professores de Educação Física da cidade de Aparecida, que trabalham em oito escolas municipais, utilizam para ensinar os conteúdos esportivos para turmas do 6º ao 9º ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, que utilizou a técnica da entrevista semiestruturada. A análise ocorreu em nível individual (análise ideográfica) e, posteriormente, abrangeu o grupo como um todo (análise nomotética). Os resultados mostraram que a maioria dos docentes utilizam os jogos pré-desportivos, o jogo formal com regras oficiais, exercícios de repetição dos fundamentos e atividades lúdicas para ensinar os conteúdos esportivos. Os estilos de ensino Comando e Tarefa são os mais comumente utilizados. A maior parte dos discursos evidenciou que os professores utilizam estratégias de reprodução para ensinar os conteúdos relacionados ao esporte com seus alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).