Práticas corporais, justiça social e Educação Física: análise das experiências de docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85863

Palavras-chave:

Educação física escolar, Experiências pedagógicas, Justiça social

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar como os(as) professores(as) de Educação Física sistematizaram experiências político-pedagógicas na educação básica em que a relação entre as desigualdades socioeconômicas e as práticas corporais foram problematizadas com o intuito de buscar a justiça social. Foram analisados 22 relatos de experiências educativas, publicados entre os anos 2009 e 2020, em três periódicos científicos indexados no qualis da Educação Física, além de oito livros que apresentaram capítulos sobre o tema. O material empírico foi submetido à análise cultural. Ao tematizar os jogos eletrônicos, spinner, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais, jogos de carta, ioga, boliche, skate, futebol, tênis, rap, hip hop, taco, realização de megaeventos esportivos no Brasil e os espaços de lazer existentes nas comunidades, os(as) docentes tensionaram as desigualdades socioeconômicas que atravessam essas manifestações da cultura corporal, problematizando os saberes historicamente construídos pela humanidade a respeito dessas temáticas durante as aulas do componente curricular.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Doutor pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2020) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Marcos Garcia Neira, USP

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

MALDONADO, Daniel Teixeira; GARCIA NEIRA, Marcos. Práticas corporais, justiça social e Educação Física: análise das experiências de docentes da educação básica. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e85863. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85863. Acesso em: 5 nov. 2024.

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