Educação cidadã e a saúde na Educação Física escolar: a humanização em tempos líquidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82879

Resumo

A partir de um diálogo entre as contribuições teóricas de Zygmunt Bauman, Boaventura de Sousa Santos e Paulo Freire, defendemos que a formação da cidadania nas escolas públicas em tempos líquidos, de avanço das políticas neoliberais e da individualização da vida dos sujeitos, precisa ser pensada em projetos educativos que problematizem uma ecologia de saberes contra-hegemônicos, na intencionalidade de ampliar a leitura de mundo dos estudantes buscando a sua conscientização. Nesse contexto, o objetivo desse ensaio foi problematizar temas relacionados com a saúde nas aulas de Educação Física com uma turma de 2º ano do Ensino Médio. A partir da produção pautada nas Ciências Humanas, foram debatidos com os discentes artigos que abordavam três temas geradores, tais como “corpo, saúde e padrões de beleza”, “esporte, atividade física e saúde” e “saúde, condições socioeconômicas, envelhecimento e diversidade”, rompendo a relação mecanicista entre exercício e qualidade de vida. Na perspectiva de que todos e todas pudessem ler o mundo de forma crítica, os debates foram evidenciados pelos jovens em forma de charge, tirinha ou história em quadrinhos, com a intencionalidade de produzir conhecimentos a partir de diferentes linguagens.

Biografia do Autor

Mauren Lúcia Braga de Araújo, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física DIMEEF- UFRGS, pesquisadora coordenadora do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física -NEPEF- UNIPAMPA. Atuou como coordenadora de Área do PIBID 2014-2018 - Educação Física da UNIPAMPA. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (2020). Mestra em Saúde Coletiva pela ULBRA (2008) e especialista em Saúde Coletiva pela ULBRA (2006). Graduada em Educação Física - Licenciatura plena- pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Experiência na área de Educação Física e Saúde Coletiva, atuando nos seguintes temas: Cultura Escolar, Didática e Métodos de ensino da Educação Física, Etnografia e Atividade Física e Saúde Pública.

Daniel Teixeira Maldonado, Doutor pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-Doutor em Educação pela USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Araújo, M. L. B. de ., & Maldonado, D. T. (2021). Educação cidadã e a saúde na Educação Física escolar: a humanização em tempos líquidos . Motrivivência, 33(64), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82879

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