Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55270

Resumo

Relatamos duas experiências pedagógicas onde os docentes utilizaram o planejamento participativo como estratégia para selecionar as práticas corporais e os conteúdos tematizados durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. O primeiro projeto educativo foi desenvolvido com estudantes do 5º ano em uma escola municipal de São Paulo. Durante essas aulas os discentes participaram da escolha dos jogos, brincadeiras e esportes que foram desenvolvidos durante o ano. A segunda experiência ocorreu em uma cooperativa educacional localizadaem Minas Geraiscom alunos do 9º ano. Essa é uma escola que tem por essência o trabalho por projetos e os discentes participaram do planejamento de todos os componentes curriculares. Nas aulas de Educação Física os jovens escolheram, em conjunto com a docente, vivenciar e refletir sobre esportes, jogos, brincadeiras e ginásticas. Concluímos que o planejamento participativo pode estimular maior participação dos estudantes durante as aulas de Educação Física Escolar.

Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da rede municipal de São Paulo e Santo André.

uirasiqueira@yahoo.com.br

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da Universidade de Guarulhos e da rede municipal de São Paulo.

valdilenenogueira@yahoo.com.br

Cláudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da prefeitura de Santo André e São Bernardo.

claudio.joga8@gmail.com

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

danieltmaldonado@yahoo.com.br

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Farias, U. de S., Nogueira, V. A., Sousa, C. A. de, & Maldonado, D. T. (2019). Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, 31(58), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55270

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