Desenvolvimento humano e transmissão de valores nos projetos socioesportivos do instituto compartilhar: a perspectiva dos ex-alunos

Ana Elisa Guginski Caron, Tatiana Sviesk Moreira, Gilmar Francisco Afonso, Wanderley Marchi Júnior

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p31

O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da participação de crianças e jovens nos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar (IC) com base na percepção de ex-alunos. Questionários online foram submetidos aos ex-alunos, obtendo 738 questionários respondidos. Com base nas respostas dos ex-alunos do IC, identificamos que a participação em um projeto pode ser sim uma possibilidade de interiorização de valores sociais – 90,40% dos respondentes afirmaram que aprenderam valores como trabalho em equipe e 88,80% aprenderam respeito durante o tempo de participação no projeto - e de contribuição para o desenvolvimento humano dos alunos envolvidos, sendo que 78% dos envolvidos na pesquisa afirmaram que o projeto contribuiu para o seu desenvolvimento como cidadão. Concluímos também que a metodologia utilizada pelo IC cumpre com um dos seus objetivos que é ensinar uma modalidade esportiva ao considerarmos que 63% dos ex-alunos afirmaram que aprenderam a jogar muito bem uma modalidade esportiva.


Palavras-chave


Projetos Socioesportivos; Iniciação Esportiva; Valores Sociais; Desenvolvimento Humano





Motriviv. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

 



 

 

Licença Creative Commons
A Revista Motrivivência está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.