Desenvolvimento humano e transmissão de valores nos projetos socioesportivos do instituto compartilhar: a perspectiva dos ex-alunos

Autores

  • Ana Elisa Guginski Caron Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Tatiana Sviesk Moreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gilmar Francisco Afonso Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p31

Palavras-chave:

Projetos Socioesportivos, Iniciação Esportiva, Valores Sociais, Desenvolvimento Humano

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da participação de crianças e jovens nos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar (IC) com base na percepção de ex-alunos. Questionários online foram submetidos aos ex-alunos, obtendo 738 questionários respondidos. Com base nas respostas dos ex-alunos do IC, identificamos que a participação em um projeto pode ser sim uma possibilidade de interiorização de valores sociais – 90,40% dos respondentes afirmaram que aprenderam valores como trabalho em equipe e 88,80% aprenderam respeito durante o tempo de participação no projeto - e de contribuição para o desenvolvimento humano dos alunos envolvidos, sendo que 78% dos envolvidos na pesquisa afirmaram que o projeto contribuiu para o seu desenvolvimento como cidadão. Concluímos também que a metodologia utilizada pelo IC cumpre com um dos seus objetivos que é ensinar uma modalidade esportiva ao considerarmos que 63% dos ex-alunos afirmaram que aprenderam a jogar muito bem uma modalidade esportiva.

Biografia do Autor

Ana Elisa Guginski Caron, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR, Brasil. Email anaecaron@gmail.com. Endereço: Rua São Pio X, 500 apto 301. 80.540-240. Curitiba/PR. Telefone: (41) 9966-3693

Tatiana Sviesk Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Gilmar Francisco Afonso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2011. Atualmente professor adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte pela West Virgínia University/USA em 2012. Atualmente professor associado da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos Originais