Metodologia do ensino e da pesquisa em sociologia do esporte na Universidade Federal do Paraná: o programa investigativo do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade

Juliano de Souza, Cristina Carla Cardoso de Medeiros, Bárbara Schausteck de Almeida, Wanderley Marchi Júnior

Resumo


 

No presente artigo procuramos apresentar algumas nuanças do desenvolvimento da Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Sociologia do Esporte na Universidade Federal do Paraná (UFPR), recorrendo, para tanto, a algumas das experiências e iniciativas compartilhadas entre professores e alunos envolvidos em atividades na Graduação e Pós-Graduação em Educação Física desse mesmo estabelecimento de ensino. Na primeira parte do texto, nos propomos a registrar então a experiência vivenciada por um dos grupos de pesquisa dessa instituição no que tange à dinâmica de trabalho e aos procedimentos teórico-metodológicos adotados para o tratamento sociológico do fenômeno esportivo moderno. Na segunda parte do texto, por sua vez, expomos o formato da disciplina de “Sociologia do Esporte” no Curso de Bacharelado em Educação Física da UFPR.


Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Lazer

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p247



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA