O Brasil e os megaeventos esportivos: os subsídios da política externa

Autores

  • Bárbara Schausteck de Almeida Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p13

Resumo

O contexto de realização de grandes e megaeventos esportivos no Brasil aponta para a necessidade de uma expansão na percepção das áreas da política passíveis de subsídio às discussões e análises dessa relação. Especificamente, entendemos que a Política Externa pode agregar conceitos e entendimentos à leitura dos megaeventos esportivos, quando consideramos seu caráter internacional. Assim, descrevemos o sistema internacional no século XXI para contextualizar a agenda de Política Externa brasileira no Governo Lula, realizando algumas relações entre essa agenda e a candidatura aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Isso nos abre possibilidades e interpretações para os estudos do envolvimento governamental nesses eventos.

Biografia do Autor

Bárbara Schausteck de Almeida, Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Paraná. Professora colaboradora no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina.

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal do Paraná, nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e Sociologia. Bolsista produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

Almeida, B. S. de, & Marchi Júnior, W. (2014). O Brasil e os megaeventos esportivos: os subsídios da política externa. Motrivivência, 26(42), 13–26. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)