A Educação Física no “novo” Ensino Médio: a ascensão do notório saber e o retorno da visão atlética e “esportivizante” da vida
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p19Resumo
O objetivo deste ensaio é discutir uma possível crise que a Educação Física (EF), enquanto componente curricular obrigatório do Ensino Médio, pode sofrer com a entrada de profissionais com o “reconhecido” notório saber e com a inclusão da formação técnica e profissional no arranjo curricular. Para desenvolver tal análise o presente texto teve como base a produção acadêmico-científica sobre o tema e a resolução do Ensino Médio com ênfase na ascensão/retorno do notório saber como novo agente integrante das ações na escola. Aponta que a entrada desse profissional retrocede aos avanços do campo desenvolvidos nos anos 1980, 1990 e 2000 quando a EF se consolida como disciplina curricular obrigatória e como campo acadêmico científico.Downloads
Publicado
2017-09-28
Como Citar
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; LAZZAROTTI FILHO, Ari. A Educação Física no “novo” Ensino Médio: a ascensão do notório saber e o retorno da visão atlética e “esportivizante” da vida. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 19–37, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n52p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p19. Acesso em: 25 abr. 2025.
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