A tensão essencial na formação científica na Educação Física brasileira: entre o pensamento convergente e o pensamento divergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e98573

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação física, Formação científica, Thomas Kuhn

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar os pensamentos de Thomas Kuhn e refletir, a partir de sua obra, sobre a formação científica no campo da Educação Física (EF) brasileira contribuindo com o fortalecimento do pensamento crítico de modo a combater preconceitos como o “negacionismo endógeno” e a “epistemofobia”. Para tal, apresenta duas características essenciais do processo de formação científica defendidas por Kuhn: o pensamento convergente e o pensamento divergente. Conclui-se que a formação científica na EF brasileira deva ser pautada tanto pelo pensamento convergente como, também, pelo pensamento divergente, já que é preciso conhecer os pressupostos teóricos-metodológicos, epistemológicos e históricos da EF (pensamento convergente), mas isso torna-se insuficiente uma vez que é o pensamento divergente que oferece melhores condições de resolução dos problemas que envolvem a prática.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor da Universidade Estadual de Goiás - Campus Eseffego (UEG-Eseffego) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG); Grupo de estudo e pesquisa GEPELC- UFG. 

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. A tensão essencial na formação científica na Educação Física brasileira: entre o pensamento convergente e o pensamento divergente. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e98573. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/98573. Acesso em: 4 out. 2024.

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