A tensão essencial na formação científica na Educação Física brasileira: entre o pensamento convergente e o pensamento divergente
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e98573Palavras-chave:
Epistemologia, Educação física, Formação científica, Thomas KuhnResumo
O objetivo deste ensaio é apresentar os pensamentos de Thomas Kuhn e refletir, a partir de sua obra, sobre a formação científica no campo da Educação Física (EF) brasileira contribuindo com o fortalecimento do pensamento crítico de modo a combater preconceitos como o “negacionismo endógeno” e a “epistemofobia”. Para tal, apresenta duas características essenciais do processo de formação científica defendidas por Kuhn: o pensamento convergente e o pensamento divergente. Conclui-se que a formação científica na EF brasileira deva ser pautada tanto pelo pensamento convergente como, também, pelo pensamento divergente, já que é preciso conhecer os pressupostos teóricos-metodológicos, epistemológicos e históricos da EF (pensamento convergente), mas isso torna-se insuficiente uma vez que é o pensamento divergente que oferece melhores condições de resolução dos problemas que envolvem a prática.
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