A Educação Física no “novo” Ensino Médio: a ascensão do notório saber e o retorno da visão atlética e “esportivizante” da vida

Autores

  • Gabriel Carvalho Bungenstab Universidade Estadual de Goiás
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p19

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir uma possível crise que a Educação Física (EF), enquanto componente curricular obrigatório do Ensino Médio, pode sofrer com a entrada de profissionais com o “reconhecido” notório saber e com a inclusão da formação técnica e profissional no arranjo curricular. Para desenvolver tal análise o presente texto teve como base a produção acadêmico-científica sobre o tema e a resolução do Ensino Médio com ênfase na ascensão/retorno do notório saber como novo agente integrante das ações na escola. Aponta que a entrada desse profissional retrocede aos avanços do campo desenvolvidos nos anos 1980, 1990 e 2000 quando a EF se consolida como disciplina curricular obrigatória e como campo acadêmico científico.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás.

Professor efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás. 

 

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

 

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

Bungenstab, G. C., & Lazzarotti Filho, A. (2017). A Educação Física no “novo” Ensino Médio: a ascensão do notório saber e o retorno da visão atlética e “esportivizante” da vida. Motrivivência, 29(52), 19–37. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p19