As práticas corporais alternativas e a Educação Física: uma revisão sistemática

Lígia Gomes, Felipe Quintão Almeida, Eduardo Galak

Resumo


 

Este artigo tem por objetivo investigar a produção do conhecimento sobre as Práticas Corporais Alternativas (PCAs) no campo acadêmico da Educação Física. Trata-se de um levantamento sobre essa temática entre os anos de 1979-2015, em cinco periódicos de relevância no campo acadêmico. Identificaram-se aspectos sobre as significações e proposições das PCAs, bem como as concepções sobre o corpo e seus usos. Foram analisados os aspectos vinculados às tradições e gênese dessas práticas no interior da área e suas articulações com diferentes práticas corporais. Os resultados se pautam na inserção da PCAs no campo acadêmico, suas propostas e vínculos com a Educação Física, na relação entre corpo e mente, religiosidade e espiritualidade (holismo), bem como na propagação dessas práticas no campo da Educação Física.

 

 


Palavras-chave


Práticas corporais alternativas; Educação física; Campo acadêmico

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54167



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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