Alternative corporal practices and Physical Education: a systematic review

Authors

  • Lígia Gomes Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ginástica, Vitória, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0853-3699
  • Felipe Quintão Almeida Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo
  • Eduardo Galak Universidad de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54167

Abstract

This article aims to investigate Alternative Corporal Practices (PCAs as in portuguese) in the academic field of Physical Education. The main idea is to analyze, this in articles published in five journals of relevance in academic Brazilian field, between 1979-2015. The object is to identify meanings and propositions of PCAs, as well as the conceptions about the body and its uses. The aspects related to the traditions and genesis of these practices within the area were analyzed and their relations with different corporal practices. The conclusion are based on the inclusion of PCAs in the academic field, its relationship between body and mind, religiosity and spirituality (holism), as well as in the propagation of these practices in the field of Physical Education.

Author Biographies

Lígia Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ginástica, Vitória, Brasil

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (2003), especialização em Educação Física Escolar (2005) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, educação, subjetividade e pedagogização.

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Licenciando em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. É editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE. Foi Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Espírito Santo (gestão 2010-2012). Atuou como vice-secretário entre 2012-2013. Foi Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, na gestão 2011-2013 (CBCE). É Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017). Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito-Santo (FAPES). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito-Santo (PPGEF/UFES) (2017-2019).

Eduardo Galak, Universidad de La Plata

Professor em Educação Física pela Universidad Nacional de La Plata (2006), Mestre em Educação Corporal (2010) e Doutor em Ciências Sociais (2012) pela mesma instituição. Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil), com o projeto "Cuerpo, sujeto y política en la educación de los cuerpos argentina y brasilera: eugenesia y Educación Física entre las décadas de 1920 y 1930". Atualmente é pesquisador no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina) como Investigador Asistente, vinculado institucionalmente com o Instituto de Investigaciones en Historia y Ciencias Sociales (IdIHCS, UNLP/CONICET). Membro, desde 2006, do Grupo de Estudios en Educación Corporal, no Centro Interdisciplinario Cuerpo, Sujeto, Sociedad (CICES/UNLP), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa e orientação. Também é membro, desde 2010, do Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES, UFMG), onde atua em atividades de pesquisa; e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua em atividades de pesquisa. Foi professor Adjunto do Departamento de Atividades Físicas e Esportivas da Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAV). Também é professor dos Programas de Pós-graduação em Educação Corporal e Ajudante do Departamento de Educação Física da Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Foi diretor do projeto de pesquisa "Prácticas corporales institucionalizadas en el área metropolitana sur de la Provincia de Buenos Aires", na Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAVCyT2012). É colaborador da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Qualis Educação/Educação Física), publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), e atua como avaliador ad hoc de várias revistas acadêmicas na Argentina, no Brasil, na Espanha, no México, no Uruguai e na Colômbia. É autor do livro ?Educar los cuerpos al servicio de la política. Cultura física, raza higiene y eugenesia en Argentina y Brasil? (Biblos, 2016) e organizador das coletâneas ?Estudios sociales sobre el cuerpo: prácticas, saberes y discursos en perspectiva? com Victoria Dhers (ESEditoria, 2011), ?Cuerpo y Educación Física. Perspectivas latinoamericanas para pensar la educación de los cuerpos?, com Valeria Varea (Biblos, 2013) e ?Cuerpo, Educación y Política: tensiones epistémicas, históricas y prácticas?, com Emiliano Gambarotta (Biblos, 2015). Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase em Estudos Sociais sobre a educação do corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Cultura e Sociedade; Esporte e Sociedade; Corporalidade e processos de escolarização; História da Cultura Física; Epistemologia e Educação Física; Currículo e Educação Física; História da Formação de Professores de Educação Física.

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Published

2019-03-18

How to Cite

Gomes, L., Almeida, F. Q., & Galak, E. (2019). Alternative corporal practices and Physical Education: a systematic review. Motrivivência, 31(57). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54167

Issue

Section

Porta Aberta