Uma interpretação dos cuidados corporais a partir dos usuários de um programa da rede pública de saúde na cidade de Vitória/ES

Autores

  • Thacia Varnier SESI
  • Felipe Quintão Almeida Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo
  • Ivan Gomes UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p31

Resumo

Este artigo trata de temáticas relacionadas com a Educação em Saúde e o comportamento de risco. Teve como objetivo investigar como os usuários lidam com as informações que recebem de um programa de Educação em Saúde, oferecido nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Vitória no Estado do Espírito Santo/Brasil, voltado para a intervenção de indivíduos com sobrepeso e obesos. Os instrumentos metodológicos utilizados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas e a experimentação da técnica Narrativas de Mapas Corporais. Após as análises, conclui que os indivíduos apresentaram comportamentos de conformidade ao absorverem e transportarem as condutas orientadas pelos especialistas para o seu cotidiano. Tal constatação pode estar atrelada ao fato de que, na sociedade contemporânea, o modelo de viver bem é o estilo de vida saudável, no qual a “naturalização” desses ideais acaba por contribuir na aceitação dessas normas ao acreditarem que essa seria a única forma correta de vida.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Thacia Varnier, SESI

Graduada em Educação Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da UFES. Atualmente é Componente do Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD/ UFES.

 

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Licenciando em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. É editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE. Foi Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Espírito Santo (gestão 2010-2012). Atuou como vice-secretário entre 2012-2013. Foi Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, na gestão 2011-2013 (CBCE). É Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017).

Ivan Gomes, UFES

possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, educação física e saúde.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Varnier, T., Almeida, F. Q., & Gomes, I. (2016). Uma interpretação dos cuidados corporais a partir dos usuários de um programa da rede pública de saúde na cidade de Vitória/ES. Motrivivência, 28(47), 31–46. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p31

Edição

Seção

Artigos Originais