Inclusão na Educação Física escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdos-atitudes

Autores

  • Camila Lopes de Carvalho Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.
  • Marina Brasiliano Salerno Professora do Curso de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Rita de Fátima da Silva Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Paulo Ferreira de Araújo Professor Titular da Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp144

Resumo

A educação inclusiva foi consolidada legalmente, mas tem apresentado dificuldades para se efetivar na realidade. Assim, esse estudo objetiva analisar a percepção dos docentes de Educação Física das escolas de Franca/SP acerca da forma como têm vivenciado a inclusão durante sua prática profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso, no qual os docentes responderam ao “Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na Educação Física Escolar”, com dados analisados por categorização. Observou-se uma trajetória ambígua com pontos facilitadores, com professores se propondo a elaborar aulas adequadas a todos, alternando-se com elementos dificultadores, como a falta de reflexão e diálogo. Há uma construção positiva com apontamentos para possíveis reorganizações da atuação docente segundo as novas propostas acadêmicas sobre a inclusão educacional e também sobre a Educação Física Escolar.

Biografia do Autor

Camila Lopes de Carvalho, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

Doutoranda em Educação Física no Departamento de Educação Física Adaptada da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado, pela Unicamp), graduação em Pedagogia (pela Unip), Especialização em Educação Especial e Inclusiva (pela Uninter) e Mestrado em Educação Física (pela Unicamp).
Email: camilalopes.c@hotmail.com

Marina Brasiliano Salerno, Professora do Curso de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Possui licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Treinamento e Esportes, Especialização em Atividade Motora Adaptada, Mestrado em Educação Física e Doutorado em Educação Física, todos pela Unicamp.
Email: marina.brasiliano@gmail.comEndereço:


Rita de Fátima da Silva, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em
em Atividade Física Adaptada, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Email: rita_fatima@hotmail.com

Paulo Ferreira de Araújo, Professor Titular da Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.

Graduado em Educação Física. Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).
-Professor Titular no Departamento de Educação Física Adaptada, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

CARVALHO, Camila Lopes de; SALERNO, Marina Brasiliano; DA SILVA, Rita de Fátima; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Inclusão na Educação Física escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdos-atitudes. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, p. 144–161, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29nespp144. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29nespp144. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)