Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e75985

Resumo

Diante do cenário da sociedade hiperconectada e das mutações culturais da comunicação, o objetivo do presente estudo foi sistematizar e analisar uma experiência de remixagem corporal de um jogo digital no âmbito da Educação Física escolar. Realizamos uma observação participante, em perspectiva descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa dos achados da pesquisa. Calcados nos pressupostos da mídia-educação (física) e no conceito de remixagem, ressignificamos corporalmente o game Garena Free Fire em três das suas dimensões: as regras, os elementos e os ambientes. A partir da experiência, mobilizamos os preceitos da ética hacker e do game design para analisa-la. Por fim, identificamo-la como uma possibilidade de remodelagem da tecnologia, de (re)existência do jogar/brincar, de reinvenção dos lazeres e de expansão do repertório de práticas corporais.

Biografia do Autor

Lucas Barbosa Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física e pesquisador do Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Otávio Bonjiovanne Lourenço, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física e pesquisador do Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Vinicius Augusto do Nascimento Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física e pesquisador do Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor e tutor do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto dos cursos de Educação Física da Faculdade de Educação e pesquisador do Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Silva, L. B., Lourenço, O. B., Monteiro, V. A. do N., Silva, J. V. P. da, & Santos, S. M. dos. (2020). Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis. Motrivivência, 32(63), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e75985

Edição

Seção

Artigos Originais