Trajetórias dos animadores de eventos infantis em Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83984Palavras-chave:
Adolescentes, Aptidão física, Desempenho acadêmicoResumo
Esse estudo teve como objetivo analisar os processos formativos vividos pelos/as animadores/as dos eventos com ênfase em suas trajetórias e construção de saberes que foram mobilizados para sua formação profissional. Foram entrevistados/as quinze profissionais que atuam no âmbito do lazer, sendo sete mulheres e oito homens. Identificamos que os animadores mobilizam saberes para a prática profissional relacionados tanto ao domínio de conteúdos e atividades quanto à postura pessoal e profissional necessária para prática de animação. Os contextos em que esses saberes foram construídos são variados e contemplam as vivências lúdicas na infância, o contato com práticas culturais, como o esporte, a dança e o teatro, além das experiências laborais e dos momentos de lazer dos sujeitos. Entre as instituições que influenciaram esse percurso formativo, estão os estabelecimentos de ensino, a igreja e escolas de arte.
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