Formação pedagógica no campo profissional da Educação Física: uma revisão integrativa a partir do bacharelado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94646Palavras-chave:
Formação profissional, Bacharelado, Educação físicaResumo
O presente trabalho problematiza a formação pedagógica no bacharelado em Educação Física (EF), por meio de uma revisão de artigos científicos brasileiros. Buscou-se identificar os problemas de pesquisa e principais achados relacionados à formação e atuação desse profissional. Para tal, foram selecionados 11 artigos científicos que discorreram sobre a formação no Bacharelado no campo da Educação Física, tendo como eixo de discussão duas temáticas principais: formação no Ensino Superior e Atuação Profissional. A partir das análises foi possível concluir que a área ainda se aproxima de uma dimensão técnica do conhecimento, carecendo de um diálogo consistente com os campos das ciências humanas, sociais e pedagógicas.
Referências
ANDRÉ, Marli. Formação de Professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174 – 181, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 12 de fev. 2022.
ANVERSA, Ana Luíza Barbosa; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Contribuições percebidas pelos estudantes sobre o estágio curricular na constituição da identidade profissional. Journal of Physical Education, v. 31, e3162, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/5KGBfXffb5JK7sdQBHDN4Jb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 de fev. 2022.
ARAÚJO, Isadora Pena; FERREIRA, Renato Melo; UNGUERI, Bruno Ocelli. SOARES, Everton Rocha. Percepção de discentes, docentes e egressos sobre o bacharelado em Educação Física. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73870. Acesso em: 12 de fev. 2022.
AWAD, Hani Zehdi Amine; STOLARSKI, Graciele; BOTH, Jorge. Prática como Componente Curricular na formação inicial do bacharel em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 23-33, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21795#:~:text=Introdu%C3%A7%C3%A3o%3A%20As%20Pr%C3%A1ticas%20como%20Componente,que%20poder%C3%A1%20vir%20a%20atuar. Acesso em: 12 de fev. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 2004.
BAHU, Lígia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Currículo em Educação Física: unificar ou especializar? Iniciação & Formação Docente. Uberaba: ed. 1, p. 1-21, 2016. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/1833. Acesso em: 09 de fev. 2022.
BRACHT, Valter. Aprendizagem social e educação física. Porto Alegre: Editora Magister, 1992.
BRASIL. Resolução número 3 de 16 de junho de 1987. Ministério da Educação, 1987. Disponível em: http://www.crefrs.org.br/legislacao/pdf/resol_cfe_3_1987.pdf. Acesso em: 08 de jun. 2022.
BRASIL. Resolução número 7 de 31 de março de 2004. Ministério da Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em: 08 de jun. 2022.
BOTELHO, Rafael Guimarães; PAIVA, Weisiana Santana de Castro; MOREIRA, Wagner Wey. Bacharelado em Educação Física: qual o entendimento de alunos concluintes em relação ao fenômeno corpo/ corporeidade? Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, v. 85, n. 2, p. p. 27 – 52, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7895218. Acesso em: 12 de fev. 2022.
CARVALHO, Anderson dos Santos; VILELA JUNIOR, Guanis de Barros; GARCIA JUNIOR, Jair Rodrigues Garcia; LACERDA, Mariana Pardinho; ABALLA, Pedro Pugliesi; PASSOS, Ricardo Pablo; MANTOVANI, Aline Madia; ROCA, Luis Alberto Benavides; CARVALHO, Paulo Ricardo Silva de; ROSA, Viviane Aline. Formação Profissional em Educação Física e suas Percepções. Revista CPAQV: v. 13, n. 2, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B%5D=746. Acesso em: 14 de fev. 2022.
CRUZ, Marlon Messias Santana; REIS, Nadson Santana; CARVALHO, Sebastião Carlos dos Santos; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Formação profissional em educação física: história, avanços, limites e desafios. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 227 – 235, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20408. Acesso em: 14 de fev. 2022.
CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Revista Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 609 – 625, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xR9JgbzxJggqLZSzBtXNQRg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 de abr. 2022.
CURSINO DOS SANTOS, Douglas Rodrigo; ALMEIDA, Carlos Eugenio de Castro; LIMA, Glauber Cruz; REIS, Iana da Cunha Barroso dos. O papel da monitoria em fisiologia do exercício na formação profissional: relato de experiência. Revista PubSaúde, v. 7, a266, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://pubsaude.com.br/revista/o-papel-da-monitoria-em-fisiologia-do-exercicio-na-formacao-profissional-relato-de-experiencia/. Acesso em: 12 de fev. 2022.
FERREIRA DE SOUZA, Laysson Henrique; PIRES, Pedro Henrique Gibim; FRANCISCO, Marcos Vinicius; SOUZA, Thaís Godoi. Formação profissional e mundo do trabalho: uma análise sobre a não atuação dos bacharéis em Educação Física. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/80283. Acesso em: 20 de fev. 2022.
GALLEGUILLOS, Vania Susana Brassea; CARNUT, Leonardo; GUERRA, Lúcia Dias da Silva. Educação física e a formação em saúde coletiva: deslocamentos necessários para a atuação no Sistema Único de Saúde. Saúde Debate, v. 46, n. 135, p. 1151 – 1163, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/LNJjKGvzRrL8QYv74bhr7Ss/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 de fev. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
MARTINS, Júlio César Lacerda; MARTINS, Flavia Angela Servat; ESTEVES, Roberto Zonato. Avaliação do desenvolvimento das competências gerais do curso de Bacharelado em Educação Física. Espaço Saúde, v. 22, e792, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/01/1353772/792-texto-do-artigo-2622-1-10-20211013_final.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2022.
MILISTETD, Michel; CIAMPOLINI, Vitor; MENDES, Mateus Santos; CORTELA, Caio Correa; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Percepções de estudantes-treinadores acerca das atividades de aprendizagem no contexto universitário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 281 – 287, 2018. Disponível em: https://cev.org.br/biblioteca/percepcoes-de-estudantes-treinadores-acerca-das-atividades-de-aprendizagem-no-contexto-universitario/. Acesso em: 20 de mai. 2022.
MILISTETD, Michel; GALATTI, Larissa Rafaela; COLLET, Carine; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Sports Coach Education: guidelines for the systematization of Pedagogical Practices in Bachelor Program in Physical Education. Journal Physical Education, v. 28, e2849, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/v3vjpFNzkq9WB68xRz963HS/. Acesso em: 20 de jun. 2022.
NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Saúde Coletiva e Educação Física: distanciamentos e interfaces. Ciência & Saúde Coletiva: v. 22, n. 6, p. 1913 – 1922, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/8c6KXJxMmyd4g7qHgjvbyBQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 de jun. 2022.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 de fev. 2022.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:
de mai. 2022.
TARDIF, Maurice. A Profissionalização do Ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade. Campinas, v. 34, n. 123, p. 551 – 571, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 de fev. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
TEIXEIRA, Fabiane Castilho; BISCONSINI, Camila Rinaldi; BETTIN, Pietro de Souza; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. O Estágio Curricular do curso de Bacharelado em Educação Física na percepção de acadêmicos. Corpoconsciência, v. 21, n. 1, p. 33 – 47, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4594. Acesso em: 12 de fev. 2022.
TOZETTO, Alexandre Bobato; PALHETA, Carlos Ewerton; BRASIL, Vinicius Zeilmann; SALLES, William das Neves; MILISTETD, Michel. A concepção de estudantes de Educação Física sobre a importância do esporte e os papéis do treinador no desenvolvimento positivo de jovens. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 19, n. 2, p. 7-15, 2020. Disponível em: https://cev.org.br/biblioteca/a-concepcao-de-estudantes-de-educacao-fisica-sobre-a-importancia-do-esporte-e-os-papeis-do-treinador-no-desenvolvimento-positivo-de-jovens/. Acesso em: 14 de fev. 2022.
TRIANI, Felipe da Silva; BARROS, Glhevysson dos Santos; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; TELLES, Silvio de Cassio da Costa. As representações sociais de Bacharelandos sobre ser profissional de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 30, 3032, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/hhcdLwkY6dfGSv4ytddkwgS/. Acesso em: 19 de jan. 2022.
VIEIRA, Gabriela Maria de Almeida; MACIEL, Cilene Maria Lima A; FERNANDES, Cleonice Terezinha; HARDIMAM JUNIOR, Austrogildo. Percepção de Graduandos no Bacharelado em Educação Física e Profissionais Atuantes acerca da Gestão de Carreira e Visão social do Personal Trainer. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 4, p. 363-371, 2017. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4524. Acesso em: 12 de fev. 2022.
ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação de Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479 – 504, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 20 de abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).