Formação pedagógica no campo profissional da Educação Física: uma revisão integrativa a partir do bacharelado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94646

Palavras-chave:

Formação profissional, Bacharelado, Educação física

Resumo

O presente trabalho problematiza a formação pedagógica no bacharelado em Educação Física (EF), por meio de uma revisão de artigos científicos brasileiros. Buscou-se identificar os problemas de pesquisa e principais achados relacionados à formação e atuação desse profissional. Para tal, foram selecionados 11 artigos científicos que discorreram sobre a formação no Bacharelado no campo da Educação Física, tendo como eixo de discussão duas temáticas principais: formação no Ensino Superior e Atuação Profissional. A partir das análises foi possível concluir que a área ainda se aproxima de uma dimensão técnica do conhecimento, carecendo de um diálogo consistente com os campos das ciências humanas, sociais e pedagógicas.

Biografia do Autor

Sarah Berrios Kreuger, Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (2008), graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Docente I da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Levy Gasparian - RJ e Doutoranda no Instituto NUTES/UFRJ desde agosto de 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação cidadã, educação em ciências e saúde, ensino de ciências, currículo e formação docente em educação física.

Paula Ramos, Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde

Possui doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); mestrado em Tecnologia Educacional para Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, é professora adjunta no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES)/UFRJ, onde atua também como membro da Comissão de Acessibilidade do Centro de Ciências da Saúde. Integra o Laboratório de Currículo e Ensino, desenvolvendo estudos relacionados à linha de pesquisa "Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde", com ênfase em inclusão das pessoas com deficiência, currículo e formação de professores de Ciências e Saúde. 

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Publicado

2023-11-13

Como Citar

Berrios Kreuger, S., & Ramos, P. . (2023). Formação pedagógica no campo profissional da Educação Física: uma revisão integrativa a partir do bacharelado. Motrivivência, 35(66), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94646

Edição

Seção

Porta Aberta