SOBRE A RELAÇÃO ENSINO-PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p76

Resumo

Trata-se da relação entre ensino e pesquisa em Educação Física. Ela será pensada em três momentos. O primeiro diz respeito à atividade profissional de investigação acadêmica, à produção avaliada e reconhecida pelos pares e validada pelas regras do jogo científico. Um jogo que os estudantes têm que conhecer e, se possível, dele participar. O segundo momento procura apresentar o lugar que a pesquisa pode ter na formação, que se refere a um treinamento, a um aprendizado de pensamento sistemático, analítico e rigoroso. Apresenta a idéia de que não é preciso tornar-se propriamente um pesquisador na licenciatura, mas é importante ter a dimensão da pesquisa na formação. Ao final, o texto aponta como essas questões se imbricam na prática de ensino como componente curricular, como isso pode ser um eixo na formação de professores e professoras de Educação Física.

Biografia do Autor

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha, Professor da UFSC (PPGE, PPGICH), Pesquisador CNPq.

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Publicado

2009-12-11

Como Citar

Vaz, A. F. (2009). SOBRE A RELAÇÃO ENSINO-PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Motrivivência, (30), 76–90. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p76

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