Trajetória formativa e profissional em Educação Física: conhecimentos da formação inicial e perspectivas de carreira

Autores

  • Maria Luiza Del Rio Martins Prefeitura Municipal de Vitória. Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p11

Resumo

Trata de uma investigação com egressos do curso de Educação Física de uma instituição federal de ensino superior, no período de 1995 a 2002. Abordou entre outros aspectos, a compreensão dos licenciados com relação aos conhecimentos do currículo de formação inicial, orientado pela Resolução CFE n. 03/87, bem como suas perspectivas de carreira. Utilizou o questionário como instrumento de pesquisa, aplicado a 316 egressos do curso de educação física. As análises foram extraídas da compreensão dos egressos sobre os conhecimentos da formação inicial e as perspectivas de carreira.

Biografia do Autor

Maria Luiza Del Rio Martins, Prefeitura Municipal de Vitória. Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação Física pelo PPGEF. Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Vitória.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos.

Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Pt (2009). Professora Associada I do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro pesquisadora do PRÁXIS - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

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Publicado

2015-05-04

Como Citar

Martins, M. L. D. R., & Figueiredo, Z. C. C. (2015). Trajetória formativa e profissional em Educação Física: conhecimentos da formação inicial e perspectivas de carreira. Motrivivência, 27(44), 11–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p11

Edição

Seção

Artigos Originais