Aspects of the contemporary in order to think the production of life and Physical Education
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89832Keywords:
Democratic culture, Production of senses, SensitivityAbstract
The present article interprets the contemporary context as a risk to democracy. It suggests the need to affirm an intersubjective and intercultural universality and to seek a critical thinking committed to the development of a democratic culture and a scientific culture. It affirms a praxis capable of inspiring the creation of new ways of production of life in its entirety, of education and Physical Education, feeding utopian aspects through the wealth of experiences and the production of senses that will feed present and future uneasiness and social nonconformity.
References
ADORNO, Theodor W. Resignação. Uma conferência radiofônica pronunciada em 1968. Tradução Felipe Catalani. In: A Terra é redonda, 13/6/2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/resignacao/?utm_term=2021-06-13&doing_wp_cron=1623607460.1634919643402099609375. Acesso em: 16 set. 2021.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ALMEIDA, Vanessa Sievers. A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação. Revista Educação e Pesquisa, n. 36 (3), dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/8MLXMfjFtmKLyrwSTcPBwJB/?lang=pt. Acesso em: 8 out. 2021.
ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação e condição humana na sociedade atual: formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. Curitiba: Appris, 2021.
GONZÁLEZ, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
GONZÁLEZ, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. Entre o não mais e o ainda não: pensando saídas do não-lugar da educação física escolar. Cadernos de Formação do RBCE, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929. Acesso em: 2 out. 2021.
HEIDEGGER, Martin. O que quer dizer pensar? In: Ensaios e Conferências. Tradução de Gilvan Fogel. Petrópolis. Vozes. 2010.
IORIS, Rafael R. A crise da democracia liberal. In: A Terra é redonda, 22/9/2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/a-crise-da-democracia-liberal-2/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-crise-da-democracia-liberal-2&utm_term=2021-09-23. Acesso em: 8 out. 2021.
RICHTER, Ana Cristina; BASSANI, Jaison José; ALMEIDA, Fernando Quintão. Universalidade. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).