Para compreender o "tempo interior em aberto": reflexões a partir de Schütz e Mead em direção à educação física e o esporte

Autores

  • Carlos Luiz Cardoso UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar a dimensão de 'tempo interior em aberto', como aquela que vem tentando, e que ainda não está esgotada, dar conta de estabelecer vínculos entre as dimensões estruturais e das interações (macro e microssociais). Apartir da concepção de estruturas do mundo da vida, a sociologia fenomenológica parte dos indivíduos e de suas interações. Nessa dimensão, temos percebido que muitas contribuições nos foram deixadas. Apresentamos então, algumas iniciativas, a partir do interior da Educação Física e do esporte, na tentativa de compreender a nova corporeidade, considerando tais dimensões temporais dentro dos conceitos originados na microssociologia.

Biografia do Autor

Carlos Luiz Cardoso, UFSC

Professor do Departamento de Educação Física-DEF, do Centro de Desportos da UFSC, e membro do NEPEF-Núcleo de Estudos Pedagógicos na Educação Física. E-mail: cardoso@cds.ufsc.br

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Cardoso, C. L. (2002). Para compreender o "tempo interior em aberto": reflexões a partir de Schütz e Mead em direção à educação física e o esporte. Motrivivência, (18), 151–164. https://doi.org/10.5007/%x