Motivação de atletas amadores e profissionais para a prática do triathlon: uma investigação qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86478

Palavras-chave:

Triatletas, Psicologia do esporte, Mootivação intrínseca, Mootivação extrínseca, Atletas

Resumo

O objetivo dessa investigação foi compreender as motivações para a prática esportiva de triatletas brasileiros amadores e profissionais e investigar a relação estabelecida por eles entre motivação e trajetória esportiva. Participaram desse estudo 12 triatletas, com idades entre 19 e 67 anos. Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo temática. Como resultado, triatletas são motivados por razões distintas, tanto de forma intrínseca como extrínseca. Verificou-se também que atletas de Triathlon iniciam sua trajetória esportiva dentro da modalidade tardiamente, em decorrência de fatores sociais relacionados aos estudos, família e trabalho ou por se dedicarem inicialmente a uma modalidade isolada. Concluiu-se que condições como status social, preocupação com a forma física, intensa dedicação a modalidade e presença de motivações ora intrínsecas, ora extrínsecas parecem ser fatores determinantes para ingresso e permanência de triatletas na modalidade.

Biografia do Autor

Letícia Maria Cunha da Cruz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em associação com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Educação Física (UFJF) área de concentração: exercício e esporte. Bacharela e licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos (UFJF). Atualmente é membro do Grupo de Estudos Corpo e Diversidade Humana. Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Corpo (LABESC-UFJF), atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, dependência ao exercício, triathlon, natação, corrida, atletas, motivação esportiva, atividades aquáticas, educação física inclusiva e envelhecimento. Professora adjunta na Faculdade São Lourenço (UNISEPE), ministrando as disciplinas Fundamentos Neurofuncionais do Movimento e Atividades Aquáticas. Coordenadora do projeto Movimente-se VIP (MOVIP-UFJF), na modalidade natação. Treinadora da assessoria esportiva Vida de quem corre, com ênfase na prescrição de exercícios para atletas de triathlon, natação, ciclismo e corrida.

Aline Dessupoio Chaves , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, das disciplinas Psicologia do Esporte e Fundamentos das Atividades Aquáticas I e II. Foi professora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora por 4 anos e técnica de equipe de natação do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora, por 2 anos. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF, especialista em Atividades Aquáticas pela UGF, Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB e Doutora em Educação Física pela USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Pedagogia do Esporte e Atividades Aquáticas.

Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Kennesaw State University

Postdoctoral Research Scholar no Department of Exercise Science and Sport Management na Kennesaw State University, Kennesaw, Georgia, EUA (2020-atual). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ministrou as seguintes disciplinas: Lutas, Psicologia do Esporte e do Exercício, Ginástica, Crescimento e Desenvolvimento, Ritmo e Dança e Processos de Ensino-Aprendizagem. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte e do exercício, lutas, imagem corporal e grupos especiais.

Clara Mockedece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID-UFJF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em associação plena UFV-UFJF. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (Mestrado) da UFJF-GV (Área de concentração: Biociências; Linha de Pesquisa: Avaliação. Promoção e Intervenção em Saúde). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Núcleo de estudos, Corpo, Educação Física e Sociedade (NECOS) atuando no estudo e produção do conhecimento na intersecção da Educação Física com aspectos teórico-metodológicos das Ciências Humanas e Sociais a partir de articulações temáticas entre: corpo, práticas corporais, lazer, cultura, sociedade, gênero e imagem corporal. Membro do NICTA - Núcleo Interprofissional de Estudos e Pesquisas em Imagem Corporal e Transtornos Alimentares, que atua no campo de estudos e pesquisas em imagem corporal e transtornos alimentares. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, atividades circenses, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, lazer, ginástica, dança, atividades circenses, atletas, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Pós-doutora em Educação/Educação Especial pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho e em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco. Licenciatura Plena em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Líder do Grupo de Pesquisa ?Corpo e Diversidade?, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenadora do Laboratório de Estudos do Corpo LABESC/FAEFID/UFJF.Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e Pós-Graduação em Psicologia ICH-UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 D ? CNPq.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. In: O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2000. p. 203-203.

BARA FILHO, M. G.; GARCIA, F. G. Motivos do abandono no esporte competitivo: um estudo retrospectivo . Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 293-300, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BELL, Gordon J.; HOWE, Bruce L. Mood state profiles and motivations of triathletes. Journal of Sport Behavior, v. 11, n. 2, p. 66, 1988.

CHEN, Xiaoli et al. Exercise after diagnosis of breast cancer in association with survival. Cancer Prevention Research, v. 4, n. 9, p. 1409-1418, 2011.

CROFT, Steven J.; GRAY, Chris C.; DUNCAN, Jason F. Motives for participating in triathlon: An investigation between elite and non-elite competitors in an Australian setting. Health, v. 34, n. 2.5, p. 6-3, 1999.

CUNHA, Fabio Aires. Feedback como instrumento pedagógico en aulas de educação física. Lecturas: Educación física y deportes, n. 66, p. 4, 2003.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of research in personality, v. 19, n. 2, p. 109-134, 1985.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. The" what" and" why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.

GULBIN, Jason et al. Patterns of performance development in elite athletes. European journal of sport science, v. 13, n. 6, p. 605-614, 2013.

HECKHAUSEN, Heinz. Eine Rahmentheorie der Motivation in zehn Thesen. Zeitschrift für experimentelle und angewandte Psychologie, 1963.

ISO-AHOLA, Seppo E.; CLAIR, Brian St. Toward a theory of exercise motivation. Quest, v. 52, n. 2, p. 131-147, 2000.

LAMONT, Matthew; KENNELLY, Millicent. A qualitative exploration of participant motives among committed amateur triathletes. Leisure Sciences, v. 34, n. 3, p. 236-255, 2012.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, v. 340, p. 1990, 1999.

LEPERS, Romuald; KNECHTLE, Beat; STAPLEY, Paul J. Trends in triathlon performance: effects of sex and age. Sports Medicine, v. 43, n. 9, p. 851-863, 2013.

MARQUES, António; OLIVEIRA, José. O treino e a competição dos mais jovens: rendimento versus saúde. Esporte e atividade física: interação entre rendimentos e saúde. São Paulo: Manoel, p. 51-78, 2002.

MELLO, João Gabriel; VOTRE, Sebastião Josué. Fatores que interferem na participação de homens idosos em programas de esporte e lazer. Pensar a Prática, v. 16, n. 4, 2013.

MILOCH, Kimberly S. et al. Consumer awareness of sponsorship at grassroots sport events. Sport Marketing Quarterly, v. 15, n. 3, p. 147, 2006.

MIRANDA, Renato; BARA FILHO, Maurício. Construindo um atleta vencedor: uma abordagem psicofísica do esporte. Artmed Editora, 2009.

MYBURGH, E.; KRUGER, M.; SAAYMAN, M. First time versus repeat triathlon participants at Ironman South Africa. African journal for physical health education, recreation and dance, v. 20, n. 3, p. 1010-1039, 2014.

NEWTON, Maria et al. The relationship of task and ego orientation to performance: Cognitive content, affect, and attributions in bowling. Journal of Sport Behaviour, v. 16, p. 209-209, 1993.

OGLES, Benjamin M.; MASTERS, Kevin S. A typology of marathon runners based on cluster analysis of motivations. Journal of Sport Behavior, v. 26, n. 1, 2003.

POCZTA, Joanna; MALCHROWICZ-MOSKO, Ewa. Mass triathlon participation as a human need to set the goals and cross the borders. How to understand the triathlete?. Olimpianos-Journal of Olympic Studies, v. 4, p. 244-254, 2020.

POZENA, Regina; CUNHA, Nancy Ferreira da Silva. Projeto" construindo um futuro saudável através da prática da atividade física diária". Saúde e sociedade, v. 18, p. 52-56, 2009.

PUCHAN, Heike. Living “extreme”: Adventure sports, media and commercialisation. Journal of Communication Management, 2004.

ROBINSON, Karen M. et al. Survivors speak: a qualitative analysis of motivational factors influencing breast cancer survivors’ participation in a sprint distance triathlon. Journal of clinical nursing, v. 25, n. 1-2, p. 247-256, 2016.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. Manole, 2009.

SOTO-LAGOS, Rodrigo Andres; DIAZ-ALDAY, Natalia. ABRIR A CAIXA PRETA: PRÁTICAS DE CONCILIAÇÃO ENTRE VIDA FAMILIAR E TREINAMENTO EM TRIATLETAS. Movimento (Porto Alegre), v. 24, n. 4, p. 1191-1204, 2018.

SZENESZI, Daniela Schramm; KREBS, Ruy Jornada. Estresse de Triatletas em Treinamento para o Ironman. Journal of Physical Education, v. 18, n. 1, p. 49-56, 2007.

TELHADO, Henrique Manuel Pereira et al. Factores psicológicos preditores da evolução e do desempenho no Triatlo. 2020. Dissertação de Mestrado.

URBSCHEIT, Nancy; BROWN, Kent. The association between physical activity and breast cancer recurrence and survival. Current Nutrition Reports, v. 3, n. 1, p. 16-21, 2014.

VALLERAND, Robert J. Intrinsic and extrinsic motivation in sport and physical activity: A review and a look at the future. 2007.

VOLPE, Renata Araújo; LORUSSO, Carla Bittencourt. A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho. Psicologia Online, p. 01-08, 2009.

VOSER, Rogério Da Cunha et al. A motivação para o esporte: um estudo descritivo com atletas profissionais de futebol. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 9, n. 35, p. 399-405, 2017.

WEINBERG, Robert Stephen Weinberg; GOULD, Daniel. Foundations of sport and exercise psychology: Study guide. Human Kinetics, 1999.

WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia aplicada ao exercício e ao esporte. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Cruz, L. M. C. da ., Chaves , A. D. ., Meireles, J. F. F., Neves, C. M. ., & Ferreira, M. E. C. . (2022). Motivação de atletas amadores e profissionais para a prática do triathlon: uma investigação qualitativa. Motrivivência, 34(65), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86478

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)