A presença do termo juventude na produção científica da Educação Física brasileira: para onde vamos?

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67674

Resumo

Este artigo procura compreender como se dá a presença do termo “juventude” na produção científica da Educação Física (EF) brasileira. Para responder a essa indagação, num primeiro momento, o texto apresenta o debate a respeito da condição juvenil, discutindo a presença dos projetos de escolarização nesse seio. Feito isso, realiza uma revisão de literatura, em termos de artigos científicos, nas principais revistas do campo da Educação Física brasileira. A partir dos resultados, notou-se que ainda é incipiente a participação do campo científico da EF no debate sobre o conceito de juventude. Contudo, a produção do campo começa a entender que as práticas corporais e esportivas são fundamentais para a compreensão de sociabilidades juvenis, sobretudo, na constituição das múltiplas identidades dos jovens.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Professor da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEFFEGO) na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Brasil

 

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Bungenstab, G. C. (2020). A presença do termo juventude na produção científica da Educação Física brasileira: para onde vamos?. Motrivivência, 32(62), 01–14. https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67674

Edição

Seção

Artigos Originais