Corporalidade e formação na obra de Theodor W. adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho procura localizar e discutir alguns espaços e tempos da obra de Theodor W. Adorno que se relacionam mais diretamente ao tema do corpo e suas expressões, procurando demarcar o território que esta categoria pode ter em seu pensamento. Nesse quadro emerge o tema da formação subjetiva, e com ela os impasses e possibilidades/impossibilidades do sujeito contemporâneo e da infância, lugar no qual localizo a idéia de formação. Ao final, elaboro algumas considerações a partir do caráter contraditório que o corpo encontra na obra de Adorno – objeto de domínio, mas também de resistência ao predomínio da razão instrumental – e dos paradoxos que envolvem a memória de práticas burguesas que, ironicamente, fazem lembrar as possibilidades subjetivas contemporâneas. Meu roteiro
teórico-metodológico, como não poderia deixar de ser, é o próprio projeto da dialética, os fragmentos filosóficos da Dialética do esclarecimento.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Vaz, A. F. (2004). Corporalidade e formação na obra de Theodor W. adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais. Perspectiva, 22(3), 21–49. https://doi.org/10.5007/%x