Notas sobre a relação teoria e prática em Antonio Gramsci e Theodor W. Adorno e Max Horkheimer

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste texto elaboro algumas notas sobre a relação entre teoria e prática nas perspectivas de Antonio Gramsci e Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. 0 ponto de tensão entre elas é a unidade entre teoria e prática, defendida por Gramsci na direção da política, revista por Adorno e Horkheimer em favor da sobrevivência da crítica. A reflexão sobre educação deve considerar essas perspectivas no contexto da crítica da racionalidade e das possibilidades de superação da sociedade administrada. Deve, portanto, considerar urn momento de unidade entre teoria e prática, na realização da história, mas, principalmente, uma separação necessária entre elas, para que a contingência possa ser criticamente refletida.

 

Biografia do Autor

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC

Licenciou-se em Educação Física (1990) e obteve o títulos de Especialista na mesma área (1991) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em 1995 tornou-se Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em 2002 obteve o título de doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Leibnis Universität Hannover, Alemanha. É professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC desde 1998, onde trabalha com os cursos de Pedagogia e Educação Física.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6212166433015570

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Vaz, A. F. (2002). Notas sobre a relação teoria e prática em Antonio Gramsci e Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Perspectiva, 20(2), 425–442. https://doi.org/10.5007/%x